Professor paranaense faz descoberta importante

Depois de estudar por quase dez anos as imagens da passagem do planeta Mercúrio em frente ao Sol, o professor Marcelo Emílio, diretor do Observatório Astronômico da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), descobriu uma novidade que interessa a toda classe científica: o tamanho do astro é 700 quilômetros maior do que era imaginado e tem o diâmetro de 1.392.684 quilômetros.

O estudo foi realizado em parceria com a Nasa e utilizou imagens captadas pelo satélite Soho do fenômeno chamado Trânsito de Mercúrio, que aconteceu em duas ocasiões, em 2003 e 2006, com duração de aproximadamente cinco horas cada um. “O tamanho, a luminosidade e a temperatura do Sol estão conectadas. Nosso resultado é mais relevante para a astrofísica, pois podemos conhecer as propriedades do Sol e das estrelas”, analisa o cientista.

Emílio afirma que, a curto prazo, a descoberta não tem nenhuma consequência direta, mas os 700 quilômetros a mais no tamanho do Sol podem, daqui a milhares de anos, trazer alterações climáticas, como aconteceu durante a era do gelo, há cerca de 20 mil anos. De acordo com ele, o conhecimento da estrutura interna do Sol, a variação do tamanho, seu reservatório de energia e outras informações coletadas no estudo também são importantes para avaliar os impactos no planeta Terra. “A Terra depende do Sol, assim como as plantas, e os animais. Entender o que acontece significa saber se as condições ficarão estáveis ou não”.

Voltar ao topo