Procura de taxista por recadastro é baixa

Enquanto o Sindicato dos Taxistas Autônomos do Paraná aguarda decisão da Justiça sobre o pedido de suspensão do recadastramento que a Urbanização de Curitiba S.A. (Urbs) está fazendo dos 2.252 titulares de licenças de táxis da capital, poucos permissionários solicitam o novo cadastro.

Ontem, apenas dois titulares de permissões levaram os documentos necessários, e quatro pessoas procuraram a Urbs para orientação. Os processos abertos, segundo a Urbs, levam “alguns dias” para serem concluídos, já que os documentos entregues têm que passar por análise da Diretoria Jurídica do órgão.

O pedido de suspensão foi protocolado na segunda-feira na Justiça do Trabalho e, segundo os advogados do sindicato, deve ser apreciado hoje. O sindicato é contra o recadastramento por entender que o mesmo procedimento deveria ser adotado para outras permissões. Assim como defende a licitação para a escolha dos permissionários.

A Urbs decidiu fazer o recadastramento depois de denúncias de irregularidades na concessão das licenças. O último levantamento feito pelo órgão foi em 1997. O recadastramento dos táxis começou na segunda-feira e segue até dia 20 de dezembro.

No primeiro dia, nove pessoas foram até a Urbs em busca de orientações, mas nenhum processo foi iniciado. Quem não se recadastrar perderá a licença para trafegar. Até dezembro ficam suspensas as transferências de titularidade das licenças. Segundo a Urbs, uma média de 70 transferências são feitas por ano.