Bloqueio

Procon registra primeiras denúncias de telemarketing

Depois de um mês de funcionamento do sistema de bloqueio das ligações de telemarketing, o Procon-PR recebeu até esta quinta-feira (8), as três primeiras denúncias de clientes que dizem ter recebido os telefonemas, mesmo depois de se cadastrarem para bloqueio do serviço.

O órgão vai analisar as reclamações e, caso sejam confirmadas as irregularidades, a empresa será notificada e terá até 30 dias para pagar uma multa, que varia entre R$ 212 a R$ 3,192 milhões. Mas , segundo o Procon, não existe um prazo para o processo ser concluído, já que as empresas podem recorrer da decisão.

De acordo com o Procon-PR, desde o dia 1º de setembro, quando o serviço de bloqueio entrou em funcionamento, mais de 20 mil consumidores de todo o Paraná efetuaram o cadastro para bloqueio de ligações de telemarketing. O número representa o cadastro de 36. 905 linhas telefônicas, entre fixa e móvel.

Cadastro

O acesso e cadastro são gratuitos e pode ser feito somente pelo titular da linha telefônica. O bloqueio das ligações pode ser feito pessoalmente, na sede Procon-PR (Alameda Cabral 184, Centro, Curitiba) ou pelo telefone 0800-41-1512.

Depois de trinta dias da inscrição, as empresas de telemarketing não poderão direcionar ligações para esses números. Se o usuário receber ligações após esse prazo, deverá registrar pessoalmente sua reclamação junto ao Procon-PR ou Procons municipais, informando dia e hora, nome do atendente e da empresa prestadora do serviço, a fim de que sejam tomadas as medidas previstas em lei.