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Procon-PR é um dos primeiros a resolver problemas pela internet

Já está no ar uma ferramenta que pretende melhorar o relacionamento entre empresas e clientes descontentes. O portal www.consumidor.gov.br, recém lançado pela Secretaria Nacional do Consumidor, promete otimizar a solução de conflitos entre as partes e agilizar a resolução dos problemas nesta relação.

O projeto, que vem sendo desenvolvido há mais de um ano pela pelo Ministério da Justiça como parte do Plano Nacional de Consumo e Cidadania, contou com a participação de técnicos especialistas do Procon-PR. De acordo com a advogada Cláudia Silvano, coordenadora do órgão, a ferramenta modernizará a relação entre empresas e consumidores. “Acreditamos que todos os impasses serão resolvidos rapidamente e sob a chancela das autoridades. É uma forma alternativa de mediação de conflitos entre as partes”, diz.

Cláudia ainda afirma que o portal democratizará o acesso dos consumidores aos seus direitos previstos em lei. “Qualquer cidadão poderá acessar de qualquer dispositivo com internet o portal e fazer sua reclamação, que será acompanhada pelo Procon. É uma relação que se tornará mais fácil, porque hoje o sujeito não procura o Procon porque tem que ir até lá e dar entrada com sua reclamação. Com o portal do consumidor não tem mais essa dificuldade. É só entrar no site”, diz.

Avaliação

As empresas responderão pela web, e o consumidor, além de poder fazer uma réplica, ao fim do processo poderá dar uma nota à resposta dada pela companhia. O governo federal acompanhará todo o trâmite e usará os dados para elaboração de políticas públicas. Antes de fazer a sua reclamação, o consumidor deve verificar se a companhia está listada no portal – caso não esteja, poderá sugerir a inclusão.

“Basta fazer o cadastro no papo e procurar pela empresa que está reclamando contra. Lá o consumidor vai detalhar e especificar o seu problema. Feita a reclamação, a empresa terá dez dias pra responder ou dar entrada no processo de solução do problema”, afirma Cláudia.

O portal www.consumidor.gov.br já tem dado resultado para os consumidores paranaenses. “O site começou a funcionar na semana passada e já tivemos mais de 90 reclamações, sendo que alguma delas já foram resolvidas em menos de 24 horas. É um grande passo para os consumidores brasileiros”, conclui a coordenadora do Procon-PR. A ferramenta também está sendo testada por moradores da cidade do Rio de Janeiro, do Distrito Federal e dos estados do Maranhão e do Acre.