Procon orienta sobre compras do Dia das Crianças

O Procon-PR orienta o consumidor sobre a compra de presentes para o Dia das Criança para evitar futuros transtornos financeiros. O coordenador do órgão, Luis Fernando Viana Artigas, salienta que o gasto não deve comprometer o orçamento doméstico nem o 13.º salário do consumidor.

“A orientação é que haja uma pesquisa de preços antes da compra, que a pessoa fuja de crediário e consequentemente dos juros altos, e sempre peça descontos”, disse.

Caso o consumidor opte pelo financiamento da lembrança, é preciso ficar atento aos juros cobrados e ao valor que se terá no final. “O consumidor deve buscar o presente mais conveniente para a criança, que estimule a criatividade, seja seguro, tenha qualidade e não gere custos adicionais” enfatiza.

“O mais indicado é evitar o modismo e optar por um presente que seja condizente com o seu bolso, assim, o pagamento pode ser feito à vista”. Além disso, é indispensável pedir sempre a nota fiscal – que é o comprovante da aquisição, da garantia, e o documento necessário para possíveis reclamações.