Em relação ao lixo, a Operação Verão começou um pouco mais tarde em Pontal do Paraná. Essa é a opinião do prefeito da cidade, José Antônio da Silva, que afirma que a cidade teve problemas de coleta de lixo no Natal. "A estrutura que tínhamos não era suficiente e, no dia 25, o lixo estava se acumulando nas ruas." Contudo, segundo ele, a empresa contratada pelo governo estadual, a Paviservice, já está operando e o problema da coleta está sendo resolvido. "Esperamos que a empresa execute o serviço com eficiência", disse o prefeito.
No Balneário Costa Azul, em Matinhos, moradores e veranistas da Rua Marino Pereira Júnior – no trecho em que se encontram os condomínios Costa Azul, Veleiro e Danúbio – reclamam que o lixo do Natal não foi ainda recolhido e vai se acumulando na rua. José Jorge Salomão disse ter visto um caminhão de coleta passar em uma parte da Marino Pereira Júnior para, em seguida, dar meia volta e ir embora. "Liguei para a Prefeitura, reclamei e pedi informação, mas ninguém soube me explicar nada", afirma ele. Até as 11h de ontem, sacos de lixo empilhados eram encontrados na rua, expostos ao sol.
Na orla marítima de Matinhos e em boa parte da cidade a coleta de lixo já está regularizada. O secretário municipal de Obras e Urbanismo, Antônio Celso Ferreira Jr., afirma que a Transresíduos – empresa anterior que realizava a coleta – parou de executar o serviço na quinta-feira passada. Segundo ele, a empresa deveria ter realizado o serviço até domingo. "Na transição de uma empresa para outra, houve algumas dificuldades na adequação e isso causou um certo transtorno", disse.
O prefeito de Matinhos, Zé Maria (PMDB), disse que até quinta-feira os problemas em bairros mais afastados como Costa Azul e Sertãozinho serão solucionados. "Houve dificuldades por causa da licitação, mas em 48 horas isso será cumprido."


