Primeiro trecho da Linha Verde só dia 19 de dezembro

No dia 19 de dezembro o primeiro trecho da Linha Verde, a avenida em construção na antiga BR 116, será entregue pelo prefito Beto Richa. O techo abrigará o sexto corredor de transporte coletivo da cidade e permitirá a implantação, em 2009, de novas linhas de ônibus.

No primeiro trecho da avenida, entre o Pinheirinho e o viaduto da avenida Marechal Floriano, são seis quilômetros de pistas novas, com três faixas de tráfego em cada sentido, pistas de acesso aos bairros e comércio local, ciclovia, calçadas, rampas nas esquinas, iluminação e paisagismo com 800 mil mudas de flores e parque linear em formação, que terá 5 mil árvores.

Também fazem parte do trecho que será inaugurado três binários entre os bairros antes separados pela rodovia e que permitem a travessia da Linha Verde em linha reta e sentido único de trânsito; e os novos trechos das ruas Anne Frank e Desembargador Westphalen que foram ampliadas para formar mais um ponto de travessia completando o sistema trinário formado com a avenida Marechal Floriano Peixoto.

A construção da Linha Verde está sendo feita sem fechamento da antiga rodovia por onde passam, por dia, em torno de 45 mil veículos. Mais de 500 homens, 100 máquinas de grande porte, e 150 caminhões foram mobilizados no canteiro de obra trabalhando em meio ao trânsito com a implantação de pequenos desvios e bloqueios gradativos e parciais de trânsito.

Deste primeiro trecho da Linha Verde também faz parte a avenida Marechal Floriano Peixoto, que está sendo totalmente reformada entre o viaduto do Hauer e a praça Carlos Gomes, formando a ligação do novo corredor com o centro da cidade, o que permitirá a implantação de três novas linhas de ônibus, a primeira delas, a Pinheirinho/Centro, no primeiro semestre do ano que vem.

No outro ponto da Linha Verde, entre o Hauer e o Jardim Botânico, o motorista também encontra pistas novas em quase todo o trecho até o viaduto da BR 277, no sentido Pinheirinho/Atuba. No sentido inverso, onde estão sendo implantadas as novas pistas, o trânsito segue pelas canaletas do novo corredor de transporte que já estão prontas. A próxima etapa da Linha Verde, do Jardim Botânico ao Atuba, será licitada no ano que vem.

O Programa de Transporte Urbano implantado pelo prefeito Beto Richa no final de 2006 inclui também as obras, concluídas no ano passado, de implantação dos binários Mario Tourinho, Santa Bernadethe, Avenida Brasília e Capão da Imbuia/Hauer com uma extensão total de 18,5 quilômetros de 26 ruas reformadas que passam em 14 bairros.

Voltar ao topo