Primeiro dia do 10° CVCENF movimenta Curitiba

Ontem, dia 4, às 8h da manhã, a movimentação já era grande em frente ao Expo Trade. Depois da abertura oficial no dia anterior com a presença de inúmeras autoridades como o Ministro do Trabalho, Carlos Lupi, e o show exclusivo com a banda Inimigos da HP, mais de 7.500 pessoas compareceram cedo para o primeiro dia de atividades do 10° CBCENF – Congresso Brasileiro de Enfermagem, que acontece até dia 6 de setembro, em Curitiba.

Conferência Século XXI, 2 palestras e 43 stands. 4 mesas-redondas, 6 cursos, 6 lançamentos de livro e mais de 600 trabalhos apresentados. E para finalizar, show exclusivo com Jorge Aragão. Tudo isso apenas no primeiro dia. Os congressistas desfrutam de uma infra-estrutura completa e moderna para poder participar do evento, contando com, inclusive, o Espaço Criança para deixar os menores enquanto participam do Congresso e o Espaço Beleza para aproveitar os momentos entre uma atividade e outra para dar um retoque no visual. Os serviços, acesso à feira, shows e palestras são gratuitos para todos os inscritos.

Mas além de tudo isso, a grande animação do evento se deve ao fato de, na abertura, a Presidente do Conselho Federal de Enfermagem, Dra. Dulce Bais, ter entregue, diretamente ao Ministro Carlos Lupi,  a reivindicação dos profissionais de Enfermagem para apoio imediato do Projeto de Lei 2295/00, de autoria do Senado Federal, aguardado há mais de seis anos pelo Sistema COFEN/CORENs e por toda comunidade de Enfermagem. "Lidamos muitas vezes com situações de sofrimento, e nos expomos também à ambientes insalubres. Mesmo assim, precisamos garantir que os pacientes sejam assistidos em suas necessidades físicas e sociais com qualidade técnica e científica. Por isso, é preciso respeitar a proporcionalidade de trabalho, lazer e repouso dos profissionais deste segmento", enfatizou Drª. Bais para as mais de 5.500 pessoas presentes na abertura oficial.

Para a enfermeira carioca, Evelyn Luz, o projeto que prevê a unificação da carga horária proporcionará uma melhoria na qualidade de vida do profissional de Enfermagem. "Como conseqüência, esse mesmo profissional estará física e emocionalmente mais preparado para oferecer um melhor atendimento a seus pacientes", ressalta a profissional. "

O 10º CBCENF está contando a presença de alguns palestrantes internacionais que podem apresentar aos congressistas um pouco da realidade de seus países. Os Enfermeiros Portugueses João Fernandes, da Associação Portuguesa de Enfermagem, e Maria Augusta de Souza, da Ordem dos Enfermeiros de Portugal, dirigiram, ontem, a mesa-redonda "Enfermagem em Portugal: Atualidades, Perspectivas e Intercâmbio", abordando a realidade da profissão em seu país. João Fernandes afirmou que a Enfermagem Portuguesa enfrenta desafios, mas "a partir deles, constrói-se o futuro da profissão". Maria Augusta de Sousa, da Ordem dos Enfermeiros de Portugal, complementou: "Hoje, estamos em condições de dizer que somos parte fundamental do processo de cuidado na saúde, nos equiparamos em importância a qualquer outra profissão da área. Lutamos muito para atingir este patamar".

Além da opinião dos profissionais de Portugal, o Congresso contou com a presença de representantes da África, América do Sul e diversos países da Europa, que reconhecem a importância do evento para com os profissionais e estudantes de Enfermagem. "O CBCENF é a escola do saber, do conhecimento e da partilha de experiências. Estas experiências que vão corporizar a ação da enfermagem garantindo intervenções adequadas e eficientes a favor das comunidades de que os enfermeiros são parte integrantes. Daí a sua importância. Assim ganha o CBCENF,  a Enfermagem e a comunidade", destaca Ladislau Guilherme Guilherme, Presidente da Associação dos Enfermeiros de Angola.

O Congresso Brasileiro de Enfermagem acontece há dez anos e está pela primeira vez em Curitiba. As atividades começaram ontem, dia 3 de setembro, e serão realizadas até o dia 6, quando a festa de encerramento fica por conta do show do banda Jota Quest. Mais de 9 mil pessoas já estão inscritas para este evento que já é consolidado como o maior do setor da América Latina.

Voltar ao topo