Adeus, verão

Primeira semana de outono será de tempo fechado

O último fim de semana do verão teve a cara do outono. Os termômetros marcaram a temperatura mínima de 15 graus por volta das 17h de ontem (17), de acordo com o Instituto Tecnológico Simepar. O tempo frio e chuviscos foram causados por dois fatores: a passagem de massa de ar frio mais ao Sul do País e a predominância de nuvens. Sem o sol, a temperatura não aumentou durante o dia. “Em condições normais, a temperatura mínima do dia é registrada por volta das 6h e 7h. Desta vez, aconteceu à tarde”, contou a meteorologista Sheila Paz, do Simepar.

A semana deve continuar com o tempo mais fechado, sem aumento significativo das temperaturas. Serão dias mais instáveis, com a predominância de nuvens. “Não há condições significativas para chuvas. Mas a nebulosidade pode evoluir para chuviscos e chuvas fracas”, explica Sheila. Chuvas mais fortes devem ocorrer entre quarta e quinta-feira, quando haverá a passagem da frente fria. O Simepar prevê temperaturas entre 15 e 22 graus amanhã; e 16 e 23 graus na quarta-feira.

Mudança

Com esta previsão, o curitibano já começa a se acostumar com o outono, que tem início na quarta. De acordo com o Simepar, a nova estação será bem característica ao apresentar sinais de transição entre o verão e o inverno. “Serão dias frios intercalados com dias quentes. Já está ocorrendo esta mudança. As pessoas podem começar a se preparar para os dias mais frios, mas tudo acontece gradualmente. Podem ocorrer ainda temperaturas de 30 graus”, alerta a meteorologista.

O curitibano, que já está acostumado com as mudanças de tempo em tão pouco tempo, deve preparar guarda-roupa variado, com blusas de verão e casacos mais pesados, sem esquecer do guarda-chuva. “A quantidade de chuvas tende a diminuir no outono, de forma gradativa também”, esclarece Sheila.