Maratona

Primeira ‘Corrida do Gari’ terá 250 participantes em Curitiba

Inspirado por uma corrida de garis realizada ano passado em Belo Horizonte (MG), o Sindicato dos Empregados em Empresas de Asseio e Conservação de Curitiba (Siemaco) resolveu trazer a iniciativa para cá. No domingo (19), 250 trabalhadores da limpeza participarão da primeira Corrida do Gari, que acontecerá junto com o Circuito de Corrida de Rua 2016, evento organizado pela prefeitura. A largada será dada às 7h, com início em frente à Praça Nossa Senhora de Salette, no Centro Cívico.

Coletores, varredores e motoristas de caminhões de lixo integrarão a maratona de 10 quilômetros, que terá 4 mil participantes no total. “A ideia partiu do Siemaco, para comemorar o Dia do Gari, que é 16 de maio. Entramos em contato com nossos associados e eles gostaram muito, acharam uma novidade. Haverá 10 premiações, de R$ 3 mil para o primeiro lugar até R$ 200 para o décimo”, conta o diretor do sindicato Antônio Luiz dos Santos Filho.

Segundo ele, os coletores deverão ter vantagem, pois já correm bastante no dia a dia. “Os outros estão fazendo aquecimentos nas praças no final da tarde, depois do expediente. A maior parte já passou por atendimento médico pra ver se o coração aguenta”, diz. Os coletores devem completar o percurso em 40 minutos, enquanto que para os menos atléticos a previsão é de pouco mais de uma hora.

O diretor informa que haverá pontos de água e equipes médicas acompanhando o evento. “Eu vou começar caminhando e ver até onde aguento”, admite. A chegada será também na praça, depois de percurso pelo Centro Cívico e pelo São Lourenço. As inscrições encerraram na terça-feira.