PRF examina saúde de motoristas

Os motoristas que passaram pela BR-116, próximo a Campina Grande do Sul, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), tiveram a oportunidade de verificar as condições de saúde. Uma unidade médica foi montada ao lado do posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF), onde os motoristas puderam verificar a pressão arterial, fazer exames de colesterol, diabetes e visão. Com essas atividades, a PRF encerrou as comemorações de 75 anos da cooperação, iniciadas no último domingo.

O caminhoneiro João Mattos está há 24 anos na profissão, rodando cerca de 5 mil quilômetros por semana ? uma média de 18h por dia. Com isso, dificilmente tem tempo para cuidar da saúde. Ontem ele interrompeu por alguns minutos a viagem que fazia de São Paulo para o Rio Grande do Sul e foi verificar suas condições clínicas. “É a única oportunidade que tenho para ver como está minha saúde, e melhor ainda, de graça”, disse. O motorista Márcio Almeida Pereira, que mora em Tijucas (SC), concorda. “É uma ótima iniciativa, pois só assim dou um tempo para cuidar da saúde”, afirmou.

Essa foi a quinta operação do gênero feita pela PRF neste ano. O médico Rubens Skronski Ton, da PRF, afirmou que os principais problemas identificados nessa clientela, por ordem de incidência, são deficiência visual, obesidade, taxa de colesterol, diabetes e hipertensão arterial. Ele disse que em todos os casos os motoristas são orientados a procurar um serviço médico.

Voltar ao topo