Previsões do Simepar indicam primavera bastante chuvosa

O Instituto Tecnológico Simepar, vinculado ao Governo do Estado, está prevendo uma primavera chuvosa no Paraná. A estação, que começa oficialmente nesta segunda-feira, 23 de setembro, deverá apresentar grandes variações de temperatura no Estado, alternando períodos quentes e frios. A previsão do Simepar é, que a partir de outubro, o fenômeno El Niño deve antecipar o regime de chuvas do verão.

Para o mês de outubro, nas regiões Norte e Litoral, a previsão é de chuvas próximas do comportamento normal. Já no Oeste, Sudoeste, região Central, no Sul e em Curitiba as chuvas devem variar de normal a acima do normal. Segundo o meteorologista Reinaldo Olmar Kneib, há grande possibilidade de, a partir de novembro, ocorrer os chamados “eventos severos”, como inundações e vendavais, por vários dias, em todas as regiões do Paraná, incluindo a Bacia do Rio Iguaçu, que abrange desde a capital até União da Vitória.

Dados históricos indicam que, na primavera, é comum o aumento significativo de chuvas no Estado, em decorrência das frentes frias, que atingem sobretudo as regiões Oeste, Sudoeste, Centro, Sul e a capital. Já as temperaturas devem permanecer entre meio e um grau acima da média histórica em todo o Estado. Porém, de acordo com o histórico disponível, ainda existe possibilidade de geadas até o final de setembro. A partir de outubro, o El Niño deve provocar bruscas elevações das temperaturas e chuvas intensas de curta duração.

Inverno seco e quente- O boletim do Simepar analisa o comportamento atípico do inverno deste ano, caracterizado por poucas chuvas e muitas variações de temperatura em um mesmo dia. Em Curitiba, por exemplo, foram comuns as noites frias, com temperaturas inferiores a 10 graus, seguidas de tardes quentes, com temperaturas superiores a 20 graus.

Segundo Reinaldo Olmar Kneib, massas de ar quente impediram o deslocamento das frentes frias para o Paraná: “As frentes frias foram para o Nordeste, desviando-se para o Oceano Atlântico. Quando alcançavam o Paraná, estavam enfraquecidas, devido à ação de anticiclones quentes no sudeste do país e no próprio território paranaense”, explica o meteorologista.

A previsão climática para a primavera no Paraná pode ser consultada na Internet, no site www.simepar.br  – Noticias ? Resumo da Previsão Climática para a Primavera/2002. As informações são atualizadas no dia 5 de cada mês para um período de previsão de três meses.

Voltar ao topo