Primeira do ano

Tempo esfria ainda mais e Curitiba pode ter primeira geada do ano

Foto: Aniele Nascimento/Arquivo/Gazeta do Povo

O clima frio em Curitiba e no Paraná, que ao longo dessa última semana se intensificou, promete estar ainda mais pronunciado no final de semana. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), há potencial para geada na área mais ao sul do estado, e a região da Grande Curitiba também pode ser afetada. A mínima na capital pode chegar à casa dos 5ºC.

+ Fique esperto! Perdeu as últimas notícias sobre segurança, esportes, celebridades e o resumo das novelas? Clique agora e se atualize com a Tribuna do Paraná!

O alerta amarelo – segundo grau em uma escala com quatro níveis – se estende até a manhã de domingo (26), com declínio de até 5ºC na temperatura. De acordo com o Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar), a maior chance de formação de geada é na região sul do Paraná, entre Pato Branco e União da Vitória, notoriamente a mais fria do estado, na madrugada de sábado (25).

Para o Sistema, as chuvas que caem na região sul do país desde a última quinta-feira (23) não devem perdurar, dando espaço para o tempo mais frio.

Ventos

Segundo o Inmet, o risco meteorológico maior para o Paraná são os fortes ventos que devem atingir o litoral nessa sexta-feira (24). Nesse caso, o alerta laranja – terceiro maior na escala com quatro – vale também para as costas de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. A previsão é de que os ventos podem passar dos 100km/h, com possibilidade de ressacas e danos a arvores e rede elétrica.

Caminhonete da Copel é roubada na Grande Curitiba, durante reparo na rede elétrica