Preventivo do câncer no colo de útero será realizado em posto em Paranaguá

A unidade básica de saúde do Jardim Santos Dumont, em Paranaguá, vai realizar coleta de preventivo do câncer no colo de útero, também conhecido como Exame Papanicolaou, no dia 6 de dezembro (sábado). Mulheres que já tiveram atividade sexual, ou que estejam na faixa etária entre 25 e 59 anos, deverão procurar o posto para fazer o agendamento, mas haverá atendimento no próprio dia, entre 8h e 12h e das 13h às 17h. A análise do material é realizada no Lacen, em Curitiba, e o resultado sai em 45 dias.

A expectativa é realizar até 400 exames, conforme a enfermeira Josiane Aparecida Luquetta. Ela explica os pré-requisitos para fazer a coleta. “A mulher precisa levar o RG, não dever ter tido relação sexual 24 horas antes, não ter passado pomada e feito ducha vaginal e não estar menstruada”, comenta a profissional de saúde. O mesmo tipo de exame também é realizado em outras unidades durante o ano inteiro.

Serviço
A unidade de saúde do Jardim Santos Dumont está localizada na rua General Ivan Jejuy Afonso da Costa, ao lado da Escola Regina de Mello. O telefone é 3420-2846.