Presépios natalinos já receberam 30 mil visitas

A Exposição de Presépios Natalinos, instalada desde o dia 27 de novembro no Shopping Estação, em Curitiba, já foi visitada por 30 mil pessoas. A expectativa é que 60 mil pessoas passem pela exposição até 6 de janeiro de 2003. “A mostra é um dos mais importantes eventos do calendário de Natal do Paraná”, disse a presidente da Universidade Livre do Artesanato e Cultura Popular (Uniart), Ester Proveller.

A Uniart, em parceria com a Secretaria Estadual da Criança e Assuntos da Família, é responsável pela exposição e pelo XI Concurso Internacional de Presépios Natalinos. A premiação para os dez primeiros lugares nas categorias Presépio e Mini Presépio foi realizada em novembro.

Os dez premiados e mais 274 pequenos e 187 grandes presépios fazem parte da mostra. São trabalhos feitos com os mais diferentes tipos de materiais, como palha de milho, palitos de fósforo, diversas espécies de fibras, sabão, giz, massa de pão, serragem, macarrão e componentes eletrônicos.

Para Ester Proveller, a exposição é uma demonstração de beleza, harmonia, criatividade e diversidade de matéria-prima. “Os materiais são transformados pelas habilidosas mãos dos artesãos no símbolo do Natal: o presépio.”

O resultado, segundo Ester, é uma grande mostra de obras de arte. “O maior objetivo do concurso é destacar o valor do trabalho artesanal e incentivar a expansão desse setor, que é uma importante fonte de geração de renda, responsável pelo sustento de milhares de paranaenses.”

A exposição conta com seis peças feitas no Canadá, onde também é realizado um concurso internacional de presépios.

Destaque no exterior

A Secretaria da Criança e Assuntos da Família e a Uniart também divulgam o trabalho do artesão paranaense por meio da mostra itinerante de mini-presépios.

Além de visitar cidades brasileiras, a mostra ocupou lugar de honra na exposição “La Posada de Jalisco”, em Guadalajara, no México, em 97, e permaneceu um mês em Paris, em 99, no prédio da Vivendi, empresa cuja sede faz parte do roteiro turístico da cidade.

Atualmente, a mostra está na Biblioteca Pública de Quebec, Canadá, com 45 presépios. Também estão sendo expostos presépios em 16 municípios do Paraná, no Rio de Janeiro e em Belo Horizonte.

Voltar ao topo