Prêmios e festa comemoram Dia do Trabalhador

A tradicional festa da Força Sindical em comemoração ao Dia do Trabalhador atraiu centenas de pessoas, ontem, no Centro Cívico, em Curitiba. O dia ensolarado e com clima agradável fez o movimento crescer logo cedo. A abertura do evento ocorreu ao meio-dia. O evento ocorre há nove anos com o objetivo de fazer uma grande confraternização entre os trabalhadores, e para comemorar conquistas e fazer planejamentos para o futuro.

Por volta das 15h, pelo menos 45 prêmios, entre carros zero km, motos, geladeiras, TVs e computadores foram sorteados para quem levou um quilo de alimento. As doações serão destinadas para as vítimas das enchentes no Paraná. Durante a tarde também houve vários shows musicais e às 18h uma missa foi celebrada pelo padre Reginaldo Manzotti, que fechou o evento.

A mesma festa ocorreu simultaneamente em várias cidades do Estado. Um dos coordenadores da Força Sindical, Nelson Silva de Souza, disse que esse ano os trabalhadores têm muito o que comemorar. “Em 2009, a mobilização dos trabalhadores resultou em muitas conquistas, como ganhos reais de pelo menos 4% nos salários, o melhor aumento do país. A mobilização também evitou muito desemprego, apesar da crise. Aliás, isso foi o que nos tirou da crise rapidamente”, analisou Souza, conhecido como Nelsão da Força Sindical. Em relação aos desafios para o ano que vem, Souza diz que as mobilizações devem continuar, para garantir direitos. “Vamos continuar lutando pela redução da jornada de trabalho e a ampliação de vagas”, afirmou.