Prefeitura vacina animais contra a raiva

Animais domésticos e semidomiciliados de uma área do Pinheirinho serão vacinados hoje contra a raiva. O trabalho será a partir das 9h, por equipes do Centro de Controle de Zoonoses e Vetores da Secretaria Municipal da Saúde.

A vacina faz parte das ações desencadeadas no local desde a confirmação de um caso de raiva animal, no último dia 10. “Não há motivo de alarme. Trata-se de evitar futuras ocorrências”, diz o diretor do Centro de Saúde Ambiental do órgão, Sezifredo Paz.

Desde a confirmação que o gato de uma família da região morreu em decorrência da doença, equipes da Secretaria da Saúde iniciaram o tratamento anti-rábico das quatro pessoas da residência que tiveram contato com o animal infectado.

A vacinação dos animais, hoje, será acompanhada da distribuição de folhetos sobre os cuidados com relação aos morcegos (causa provável da contaminação do gato) e também quando ocorrerem lesões provocadas por cães e gatos.

Notificações

Em Curitiba, o último caso de raiva humana foi registrado há 35 anos e, em cães, há 29. Em 2002 foram registrados sete casos em animais de criação: cinco bovinos, um eqüino e um suíno.

Nos últimos quatro anos, foram identificados cinco morcegos frugívoros e insetívoros infectados pelo vírus da raiva na cidade. “Por isso é importante continuarmos monitorando esses animais e a população estar informada sobre os riscos da doença e como preveni-la”, observa Paz.

Voltar ao topo