Prefeitura repassa sete mil peças de roupas a SC

A Prefeitura de Curitiba encaminhou nesta quarta-feira (26), à Defesa Civil do Paraná, a primeira remessa de donativos para atender os desabrigados do litoral paranaense e Santa Catarina, atingidos pelas chuvas do último fim de semana. Em apenas dois dias de campanha, a Prefeitura arrecadou sete mil peças de roupas e duas mil garrafas de água.

“Estamos muitos satisfeitos com os primeiros resultados da campanha. Isto demonstra o quanto o curitibano é um povo caloroso e solidário”, disse o secretário do Governo Municipal, Rui Hara. A campanha continuará em 65 pontos na cidade, para arrecadar os donativos. Três vezes por dia, a kombi do Disque Solidariedade percorre os locais recolhendo as doações.

A triagem dos donativos é feita por equipes da Fundação de Ação Social (FAS), que encaminha à Defesa Civil do estado, responsável pela entrega aos municípios atingidos pelo temporal. “O trabalho tem que ser rápido, por isso a ajuda não pode demorar”, afirma Hara.

Os donativos que serão distribuídos para desabrigados dos municípios afetados pelas enchentes em Santa Catarina são armazenados em um ginásio no Parque da Marejada, em Itajaí. Do local, caminhões carregados com alimentos, material de higiene e roupas partem rumo aos abrigos. Desde o fim de semana, foram registradas cerca de 100 mortes em todo o estado, por causa das chuvas. Oito municípios estão isolados e seis já decretaram estado de calamidade pública. Mais de 54 mil pessoas tiveram de deixar suas casas. Dessas, 22.952 foram para abrigos.

Doações – A Coordenadoria da Defesa Civil do Município (Comdec) esclarece que a população poderá doar nos postos de arrecadação alimentos; produtos de limpeza e de higiene; roupas, sapatos e agasalhos; utensílios domésticos e móveis. As roupas e sapatos deverão estar em condições de uso e acondicionadas em embalagens plásticas, devidamente identificadas por tamanho e sexo (masculino ou feminino).

As doações poderão ser feitas nas Ruas da Ruas da Cidadania, Armazéns da Família, Centros de Referência Assistência Social (CRAS), no prédio central da Prefeitura, no Centro Cívico, e no Edifício Delta, no Alto da Glória. Informações e endereços dos postos de arrecadação poderão ser obtidos pelo telefone 156, da Prefeitura, ou 199, da Defesa Civil.

Doações

– alimentos;

– produtos de limpeza e de higiene;

– roupas, sapatos e agasalhos;

– utensílios domésticos e móveis.

Postos de arrecadação:

– Ruas da Cidadania;

– Armazéns da Família;

– Centros de Referência Assistência Social (CRAS);

– Prédio central da Prefeitura, no Centro Cívico;

– Edifício Delta, no Alto da Glória.

* Informações e endereços dos postos de arrecadação poderão ser obtidos pelo telefone 156, da Prefeitura, ou 199, da Defesa Civil.