Prefeitura multa ALL pelo acidente com óleo

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente multou ontem a empresa América Latina Logística (ALL) pelo derrame de óleo combustível no pátio da empresa na Vila Pantanal, no bairro Boqueirão, em Curitiba. A multa, de R$ 31 mil, foi baseada na Lei Municipal de Meio Ambiente n.º 7.833/91.

Os trabalhos de limpeza e retirada do solo próximo do pátio de manobras da empresa, iniciados ainda na noite de segunda-feira, já foram concluídos. Além da multa, a Secretaria exigiu que a ALL armazenasse de forma adequada o produto antes de ser encaminhado ao destino final.

Segundo informou a empresa, entre solo contaminado e óleo foram removidos 80 metros cúbicos, cerca de 15 caminhões, que serão queimados nos fornos de uma indústria cimenteira da região, e que tem licença ambiental para a atividade de co-processamento.

O derrame aconteceu na última segunda-feira com o choque entre uma composição que estava em manobra e um vagão parado, carregado de óleo combustível para navio. Com o choque 15 mil litros do produto vazaram no solo.

No dia do acidente, a secretaria notificou a empresa a destacar pessoal para os trabalhos de contenção e remoção do produto, e o bloqueio imediato da galeria de águas pluviais para evitar que em caso de chuva o material fosse carreado para o Rio Iguaçu.

Voltar ao topo