Prefeitura melhora iluminação entre Atuba e Jardim Botânico

A Prefeitura de Curitiba está revitalizando a iluminação pública do segundo trecho da Linha Verde, entre o Atuba e o Jardim Botânico. As equipes contratadas pela Secretaria Municipal de Obras Públicas estão trocando antigas luminárias e fiações em quase seis quilômetros da antiga BR 476. A obra dará mais segurança ao local, que tinha trechos escuros e apagados por causa de furto de cabos e de vandalismo de luminárias.

Serão trocadas antigas luminárias por equipamentos de alto rendimento, que evitam a dispersão luz, direcionando toda a iluminação para o asfalto. A substituição moderniza a iluminação da região, que tem mais de 10 anos e usava tecnologia ultrapassada. “Quem olhava as antigas luminárias, enxergava uma bola de fogo luminosa. Agora, os equipamentos não ofuscam e são mais eficientes”, explica o diretor do Departamento de Iluminação Pública, Ivan Martins.

O trabalho será feito em quase seis quilômetros de rodovia. Para evitar furtos, os cabos de energia elétrica serão suspensos. Eles ficarão presos na parte superior dos superpostes, que têm 16 metros de altura. Outra melhoria programada é a substituição de lâmpadas, que passarão a ser de 400 watts. Estas alterações darão mais segurança aos pedestres e motoristas, que circulam entre o Jardim Botânico e o Atuba.