Prefeitura lança Campanha de Castração de Cães

Para conter o número de cachorros abandonados pelas ruas de Curitiba, a prefeitura lançou ontem a 1.ª Campanha Municipal de Castração de Cães. O objetivo é esterilizar, de graça, seis mil animais de famílias de baixa renda, no prazo de um ano.

O decreto que institui a campanha foi assinado pelo prefeito Luciano Ducci. A Secretaria Municipal do Meio Ambiente vai investir R$ 1,2 milhão. A previsão é que o serviço esteja à disposição da população a partir de fevereiro. Para castrar seu cão gratuitamente, a família interessada deve estar inscrita em um dos programas da Fundação de Ação Social.

Até o final de janeiro, a prefeitura vai realizar a seleção das clínicas e hospitais veterinários interessados em participar da campanha. Todas as empresas que cumprirem as exigências do edital de licitação serão cadastradas. “Não há limites para o número de clínicas e hospitais”, explica a secretária municipal do Meio Ambiente, Marilza Dias. “O ideal é que haja pelo menos uma em cada regional da cidade, para que possamos atender bem toda a população”, afirma.

Proposta

Além das famílias carentes, as organizações não-governamentais (ONGs) que atendem cães em situação de risco também serão atendidas. A castração será feita em cães de ambos os sexos, com no mínimo 150 dias de vida. Não existe idade máxima. Além da cirurgia, as clínicas e hospitais devem arcar com exames e medicamentos. A princípio, a campanha deve durar um ano, mas o período pode ser reduzido se a meta for atingida antes do prazo.

Voltar ao topo