Prefeitura instala lâmpadas protegidas por capa resistente

O departamento de iluminação pública da Prefeitura de Curitiba acaba de trocar a iluminação ao redor do Colégio Estadual João Paulo II, no Xaxim, e da Escola Municipal Heráclito F. Sobral Pinto, no Umbará. As lâmpadas têm potência maior e são protegidas por uma capa resistente a atos de vandalismo.

A mudança foi feita para dar mais segurança aos alunos, professores e funcionários do período noturno, que estavam preocupados com o risco de assaltos e violência. No colégio estadual são 520 alunos matriculados à noite, enquanto na escola municipal existem outros 240 estudantes que freqüentam classes especiais e aulas do programa de Educação para Jovens e Adultos (EJA).

Os moradores das ruas no entorno dos colégios também saem ganhando. São mais de 100 famílias que agora contam com a nova iluminação. No Xaxim foram instalados três novos postes e 10 luminárias. No Umbará, o departamento de iluminação implantou dois postes e seis luminárias. O custo total cerca de R$ 10 mil foi baixo porque não foi necessário contratar empresas externas. As equipes técnicas da própria secretaria executaram o serviço.

A proteção contra o vandalismo vem sendo adotada pela Prefeitura nos locais da cidade onde existe risco de depredação do patrimônio público. A lâmpada é protegida por uma capa de policarbonato, um tipo de plástico que resiste a pedradas e até tiros. Mesmo assim, uma em cada cinco lâmpadas trocadas pela Prefeitura foi alvo de vandalismo.

Para denunciar atos de vandalismo ou solicitar a reposição de luminárias, a central telefônica 156 está à disposição do cidadão 24 horas por dia, todos os dias da semana, inclusive feriados.

Voltar ao topo