O prefeito Beto Richa e o presidente do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR), desembargador José Antônio Vidal Coelho, assinaram nesta quarta-feira (14) protocolo de intenções para permuta dos edifícios Pery Moreira, da Prefeitura, e Montepar, do Tribunal.
O edifício Pery Moreira, sede da Procuradoria Geral do Município, fica ao lado do TJ, no Centro Cívico. O Montepar fica na avenida Cândido de Abreu, a 200 metros da Prefeitura, também no Centro Cívico. Com a permuta, a Prefeitura obterá um prédio maior e o Tribunal de Justiça terá o Fórum de Varas Cíveis instalado mais perto de sua sede. O Fórum funciona atualmente no edifício Montepar. “A troca das edificações permitirá centralizar as atividades administrativas do Poder Judiciário no entorno do prédio do Tribunal”, disse Vidal Coelho.
No Montepar, procuradores e funcionários da Procuradoria Geral do Município terão um espaço maior para desenvolver suas atividades. “A Prefeitura se mantém aberta ao diálogo, inclusive com outros poderes e instâncias da esfera de governo. Sempre que possível devemos buscar as melhores condições para a execução dos trabalhos administrativos”, afirmou Richa.
O prédio da atual sede da Procuradoria do Geral do Município fica na rua Álvaro Ramos, 150, a menos de 100 metros do TJ. O prédio tem 4 mil metros quadrados. “O objetivo é centralizar as atividades administrativas do judiciário em um espaço físico concentrado”, afirmou o desembargador Lauri Caetano da Silva, do TJ.
No edifício Montepar, os 79 procuradores e 200 funcionários da PGM ocuparão um prédio de 7.700 metros quadrados. O Montepar fica na avenida Cândido de Abreu, 535.
A troca das edificações dependerá de aprovação da Assembléia Legislativa e da Câmara Municipal. Também participaram da assinatura do protocolo o vice-presidente do TJ, desembargador Antônio Lopes de Noronha; o procurador-geral do Município, Ivan Bonilha; o secretário municipal de Administração, José Richa Filho; e o secretário municipal da Comunicação Social e chefe do Gabinete do Prefeito, Deonilson Roldo.


