Prefeitura de Curitiba poda árvores em risco e retira gelo

Todos os departamentos da Secretaria Municipal do Meio Ambiente estão mobilizados desde a tarde de ontem. Dez equipes, munidas de moto-serra, caçambas e outros equipamentos de apoio, estão percorrendo a cidade promovendo corte, poda e retirada de árvores e galhos quebrados pela tempestade.

Está sendo dada prioridade a árvores caídas que interrompem o trânsito e galhos e as que oferecem maior risco de queda. No início da noite de ontem, uma equipe foi mobilizada para atender a um senhor que teve sua casa cercada por 40 centímetros de pedras de gelo e pediu ajuda à Guarda Municipal, que mobilizou equipes do Meio Ambiente logo em seguida.

Equipes retiram 1 metro de gelo em residência

Equipes da Prefeitura trabalhavam nesta manhã na limpeza e retirada de gelo do quintal de uma residência na Rua Augusto Stresser, quase esquina com a Padre Germano Mayer.

O gelo, decorrente do temporal, prejudica o acesso à residência. O acúmulo é de 30 centímetros, na calçada, e chega a mais de 1 metro no quintal, onde o terreno é inclinado.

A limpeza está sendo realizada por seis funcionários do Serviço de Limpeza Pública da Secretaria de Meio Ambiente. Eles utilizam pás e carrinhos de mão para retirada do gelo e limpeza do local.

Limpeza de lixo orgânico no Hugo Lange

Cinco equipes do departamento de Saneamento, da Secretaria Municipal de Obras Públicas, estão trabalhando nas limpezas das caixas de captação de água (bocas-de-lobo) do município.

O trabalho começou ontem à noite nas proximidades da Rua Camões, no Hugo Lange. Outros 14 pontos estão sendo atendidos nas regiões do Bairro Alto, Pilarzinho, Bom Retiro e Santa Felicidade.

Segundo Gilmar Roloff, diretor do departamento, o maior problema foi provocado pela chuva de granizo, que derrubou muitas folhas de árvores.

?O gelo ficou misturado às folhas e, juntos, foram para as caixas de captação?, explicou. Hoje, por volta, de 7h, ainda foi encontrado gelo em alguns locais vistoriados.

O departamento de Saneamento foi acionado pela Defesa Civil. Cada equipe trabalha com cinco integrantes e um caminhão para coleta do lixo.

?Estamos fazendo um mutirão. Felizmente não encontramos erosões na cidade e também não houve transbordamento de rios?, afirmou Roloff. O diretor disse que os rios suportaram o volume de água graças ao trabalho que a Prefeitura tem feito para mantê-los limpos.

Voltar ao topo