Prefeitura investirá neste primeiro trimestre do ano R$ 4 milhões na melhoria da iluminação pública da cidade. O investimento faz parte do programa Luz da Gente e prevê a troca de 12 mil luminárias nos bairros de Curitiba. Além da modernização e da troca das luminárias, o programa ampliará a rede de iluminação pública da cidade.

As melhorias na iluminação pública estão sendo feitas por determinação do prefeito Beto Richa, para reforçar a segurança pública. "Determinei atenção especial para a iluminação pública, como forma de proporcionar mais segurança e melhor qualidade de vida aos curitibanos", diz Richa.

Desde 2005, a Prefeitura ampliou em 41 quilômetros a rede pública de iluminação. Por dia, o Departamento de Iluminação da Secretaria de Obras faz 117 atendimentos, como troca de lâmpadas ou revisão de equipamentos.

Nesta semana, a Prefeitura começará a troca da iluminação nas proximidades das escolas municipais e nas ruas por onde circulam as linhas de ônibus. Lâmpadas antigas, de baixo rendimento, serão trocadas por equipamentos mais eficientes. A Prefeitura comprou 12 mil luminárias de alto rendimento, que evitam a dispersão e o ofuscamento, por serem revestidas de alumínio escovado, refletindo para baixo a luz.

"As pessoas perceberão a diferença quando olharem para cima. Com as antigas luminárias, o céu fica menos definido. Com o equipamento moderno, o céu parecerá mais escuro e definido, e a rua, mais clara", afirma o secretário de Obras Mário Tookuni.

"Apesar da segurança ser uma obrigação estadual, a Prefeitura de Curitiba faz a sua parte e reforça a iluminação pública para garantir melhor infra-estrutura e proteção para a população", afirma o prefeito Beto Richa.