Foto: Luiz Costa/SMCS

Revitalização do entorno do Paço Municipal: reformas no centro.

continua após a publicidade

A Prefeitura de Curitiba iniciará hoje o recapeamento da Rua Presidente Carlos Cavalcanti, no trecho entre as Ruas Tibagi e Barão do Serro Azul, no Centro. A meta da Secretaria Municipal de Obras Públicas é concluir a pavimentação em uma semana. A Prefeitura está concluindo as obras da Rua Visconde de Nacar, iniciada no dia 22. ?São obras que têm um custo 35% menor, porque o pavimento é produzido na nova usina de asfalto do município e a mão-de-obra é própria?, afirma o prefeito Beto Richa.

Durante as obras na Rua Carlos Cavalcanti, será preciso interditar uma pista no trecho em pavimentação. ?Os motoristas devem ficar atentos e respeitar a sinalização?, alerta o secretário de Obras Públicas, Mário Tookuni. Agentes da Diretran estarão orientando o trânsito no local.

O serviço será reforçado no fim de semana, para não prejudicar o trânsito nos dias úteis. A usina de asfalto do Abranches funcionará no domingo, para fornecer o material.

O recapeamento na Carlos Cavalcanti será feito em cinco quadras na direção do centro ao São Francisco. Uma máquina fresadora irá retirar 400 metros de asfalto em duas pistas, onde o pavimento está trincado e deteriorado. Nos demais trechos, a qualidade da pista é considerada boa, em função das manutenções preventivas.

continua após a publicidade

Na Rua Visconde de Nacar, foi feito o recapeamento no trecho entre as Ruas Padre Agostinho e Saldanha Marinho, no centro. Foram recuperadas seis quadras na direção do bairro Mercês ao centro. Uma máquina fresadora retirou 1.600 metros de asfalto em duas pistas, onde o pavimento estava deteriorado.

Fecomércio

Ontem, a Prefeitura de Curitiba e a Federação do Comércio do Estado do Paraná (Fecomércio) apresentaram a um grupo de líderes empresariais e sindicais, durante um café-da-manhã, o projeto de revitalização de toda a região do entorno do antigo Paço Municipal, na área central da cidade. Prefeitura e Fecomércio assinaram convênio que prevê ações em parceria para melhorar a infra-estrutura, capacitar comerciantes e recuperar as fachadas dos prédios da região.

continua após a publicidade

?Essa parceria é muito importante para a cidade. A Fecomércio está restaurando o prédio do antigo Paço Municipal e a Prefeitura começou a reformar a Praça Tiradentes. Outros projetos estão em andamento para melhorar a segurança e o conforto das pessoas, com mais iluminação e acessibilidade e incentivando a preservação dos imóveis?, disse o secretário municipal de Governo, Rui Hara, que representou o prefeito no encontro.

O convênio prevê melhorias em todo o perímetro entre as Praças Generoso Marques, Tiradentes e 19 de Dezembro, passando pelas Ruas Riachuelo, Barão do Serro Azul, Monsenhor Celso e Barão do Rio Branco. Neste espaço, a Prefeitura de Curitiba fará a recuperação do asfalto, da iluminação pública, das calçadas e da sinalização. Somente na Praça Generoso Marques, a estimativa é que sejam investidos R$ 1 milhão em melhorias de infra-estrutura.