Prefeitura de Curitiba faz trabalho em rios para evitar enchentes

A Prefeitura de Curitiba reforçou o serviço de limpeza de córregos, rios e galerias pluviais. A intenção é preparar a cidade para o período de chuvas fortes, previstos para o verão pelo Instituto Tecnológico Simepar, responsável pelas previsões meteorológicas do Paraná. De acordo com o Simepar, esta estação de ano será chuvosa entre janeiro e fevereiro.

“Historicamente, os verões são mais chuvosos. Mas há indicativos que em 2009 acontecerão chuvas fortes. Junta-se ao risco de enchentes o aumento de lixo jogado em rios no fim de ano, como garrafas e embalagens”, diz o diretor do Departamento de Pontes e Drenagem da Secretaria Municipal de Obras Públicas, Augusto Meyer Neto.

Nesta semana, as equipes da Prefeitura retiraram uma carcaça de automóvel, sofás, sacos de lixo e entulhos jogados no arroio Pinheirinho e no rio Ponta Grossa, entre outros canais. Por dia, as equipes da Secretaria Municipal de Obras Públicas e da Secretaria Municipal do Meio ambiente retiram mais de 4 toneladas de lixo jogadas dentro de rios, córregos e galerias.

Meyer afirma que ainda há moradores que usam o rio como lixeira, ao invés de usar os serviços de coleta de lixo, que abrangem 100% da cidade. Nos últimos quatro anos, foram retiradas dos rios mais de 5,4 mil toneladas de lixo. Também foram feitas melhorias em 276 quilômetros de galerias. Para 2009, estão programados desassoreamentos em alguns rios da cidade.