A Prefeitura de Curitiba vai contratar 30 novos educadores aprovados em concursos público para atendimento de crianças de 0 a 5 anos, nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs).

Os profissionais serão convocados em 20 de maio e deverão assumir os cargos após passarem por exames admissionais e capacitação. O grupo não ficará em unidades específicas e sim irá substituir educadores em licença para tratamento de saúde e licença gestação.

Segundo a diretora do Departamento de Educação Infantil da Secretaria Municipal de Educação, Francinara Admari de Souza Netto Koop, com o novo grupo de educadores volantes, a Secretaria Municipal da Educação poderá equilibrar o quadro de profissionais nos Centros Municipais de Educação Infantil, considerando o afastamento temporário de educadores. “É importante que tenhamos o profissional na unidade para que possamos planejar e melhorar as nossas ações e garantir sempre o cuidado e a educação de qualidade para as crianças”, diz Francinara.

Esta é a terceira convocação de educadores feita pela Prefeitura de Curitiba neste ano. Somente em abril, foram chamados 160 educadores, que deverão tomar posse no fim deste mês, possibilitando a melhoria das condições de trabalho do grupo já integrado à rede e ampliando a oferta do atendimento às crianças de 0 a 5 anos, na educação infantil.

Além de novas contratações, garantindo a reposição de profissionais nas creches, a Prefeitura de Curitiba está trabalhando na elaboração do novo Plano de Carreira dos Educadores. O objetivo é promover a valorização dos profissionais e permitir avanços significativos na carreira.