Prefeitura contrata 24 novos médicos em Curitiba

 

Até a próxima segunda-feira (10), 24 novos médicos começam a trabalhar nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) 24 horas de Curitiba. Com isso, chega a 88 o número de médicos que ingressaram este ano no serviço de pronto atendimento municipal, e a 552 o total de profissionais em atuação.

Os 24 novos médicos irão reforçar as equipes das unidades do Cajuru, Fazendinha, Pinheirinho, CIC, Boqueirão, Boa Vista e Sítio Cercado, além do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

A contratação de médicos é uma estratégia da Secretaria Municipal da Saúde para diminuir o tempo de espera nas Unidades de Pronto Atendimento 24 horas e melhorar a qualidade no atendimento ao usuário do Sistema Único de Saúde (SUS).

Paralelamente, a secretaria trabalha para reforçar a atenção primária, o que contribuirá para  reduzir a demanda no sistema de urgência e emergência.

O secretário municipal da Saúde, Adriano Massuda, lembra que hoje, entre 50% e 70% dos atendimentos feitos nas UPAs poderiam ser resolvidos nas unidades de saúde básicas localizadas perto das casas dos usuários. “Estamos trabalhando para reforçar a atenção primária à saúde, com a ampliação do horário de unidades básicas, a mudança no modelo de atendimento, a contratação de novos médicos e a reforma e revitalização dessas unidades”, afirma.

Seleção

Os 24 médicos participaram de Processo Seletivo Simplificado (PSS), em fevereiro deste ano, e foram contratados pela Fundação Estatal de Atenção Especializada em Saúde de Curitiba. A Feaes gerencia o quadro de profissionais médicos das UPAs e também do Samu.

Siga a Tribuna no Google, e acompanhe as últimas notícias de Curitiba e região!
Seguir no Google