Prefeitura buscará alternativas para melhorar ciclofixas

A Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude (SMELJ) vai criar um grupo de estudos para procurar alternativas e melhorar o sistema de ciclofaixas em Curitiba. De acordo com o secretário Aluísio de Oliveira Dutra Júnior, há necessidade de tornar o projeto mais atrativo aos usuários. “Queremos reestudar o conceito da bicicleta como instrumento de lazer em Curitiba. Por isso a criação desse grupo de estudos”, afirmou.

O projeto “Ciclofaixas de Lazer”, que ocorre aos domingos e concentra-se na região central da cidade, tem sido constantemente criticado por usuários e também por grupos ligados ao cicloativismo. De acordo com Jorge Brandt, da Associação dos Ciclistas do Alto Iguaçu, o modelo adotado em Curitiba peca principalmente na questão educacional. “A idéia da ciclofaixa é boa, mas a forma de implantação foi errada. Uma das funções do circuito deveria ser de mostrar ao ciclista como ele deve se portar no trânsito e ensiná-lo a circular pela cidade de forma integrada aos carros.

O ciclista também tem obrigações e direitos. Porém, as ciclofaixas na região central não cooperam com a educação aos ciclistas”,afirma.E exemplifica um dos equívocos das ciclofaixas. “As faixas estão pintadas do lado esquerdo da via e, portanto, as bicicletas circulam do lado errado. Os usuários devem estar sempre pelo lado direito da pista, onde veículos em baixa velocidade devem trafegar”, ensina.

Outra crítica comum é sobre o trajeto das ciclofaixas. “O circuito como existe hoje deve ser reformulado ou até mesmo acabar. Não leva a nenhum lugar de interesse do público. Não leva a parques, pontos turísticos ou pontos de encontro de pessoas. Além disso, peca na questão educacional. Não faz sentido manter uma estrutura que não traz benefícios”, completa Brandt.

Estudos

O Secretário da SMELJ, Aluísio de Oliveira Dutra Júnior, participou da última edição do Ciclofaixas de Lazer, no domingo (6), para conhecer as virtudes e problemas do projeto. Conversou com usuários e posteriormente entrou em contato com especialistas para obter novas opiniões. Diante das informações recebidas, decidiu pela criação do grupo de estudos que, em breve, deverá apontar sugestões ao projeto das ciclofaixas na capital.

A adoção de novas políticas públicas para incentivar o uso da bicicleta pela população de Curitiba, seja como meio de transporte (modal) ou como forma de lazer, foi uma das bandeiras defendidas pelo atual prefeito Gustavo Fruet ainda no período eleitoral.