Prefeitura bloqueia Marechal Floriano para obras da Linha Verde

A Prefeitura de Curitiba bloqueará nesta sexta-feira (28), a partir das 7h, o cruzamento da avenida Marechal Floriano Peixoto com a avenida Visconde de Guarapuava, para troca do asfalto por piso de concreto. O trabalho faz parte das obras de ligação da Linha Verde (antiga BR-116) ao Centro. A Marechal Floriano servirá de passagem para os ônibus da Linha Verde e também para o Ligeirão Boqueirão, que vai reduzir quase à metade o tempo de viagem do terminal ao Centro.

Agentes da Diretoria de Trânsito da Urbanização de Curitiba S/A (Diretran/Urbs) farão o desvio do tráfego em dois pontos. O ponto principal será na avenida Visconde de Guarapuava, na quadra entre as ruas Lourenço Pinto e Marechal Floriano Peixoto. Neste trecho, os veículos serão direcionados para a pista da direta, contornando o local de obras e impedindo à conversão à esquerda no cruzamento com a Marechal Floriano. Já na quadra seguinte, os motoristas poderão voltar a circular normalmente pelas duas pistas da Visconde de Guarapuava.

O segundo ponto de bloqueio será na avenida Silva Jardim, para impedir que os veículos entrem à esquerda na Marechal Floriano. É um bloqueio preventivo, para evitar sobrecarga de tráfego na avenida Sete de Setembro.

Os ônibus biarticulados da linha Boqueirão que saem da praça Carlos Gomes em direção ao bairro serão desviados pela avenida Desembargador Westphalen, no trecho entre a rua Pedro Ivo e a avenida Sete de Setembro. O embarque desembarque será normal na estação-tubo Cefet. Para os veículos particulares, uma das opções de desvio é a rua Conselheiro Laurindo, paralela à Marechal Floriano.

De acordo com a Secretaria Municipal de Obras Públicas, a previsão é terminar o trabalho e liberar o cruzamento ainda na primeira quinzena de janeiro – e seguir com a concretagem em todos os principais cruzamentos da Marechal Floriano até o fim do mês de fevereiro, aproveitando a redução do trânsito no período de férias escolares.

No dia 2 de janeiro, começará a concretagem do cruzamento da avenida Marechal Floriano com a rua André de Barros. O desvio de tráfego dos ônibus biarticulados permanecerá o mesmo. Para os motoristas particulares, a melhor opção é desviar as ruas da área central.

Linha Verde

A Marechal Floriano passará pela maior reforma desde a implantação das canaletas de ônibus, há quase 30 anos. As obras serão feitas no trecho de cinco quilômetros entre a Linha Verde (antiga BR 116) e a região central. "É a revitalização de uma das avenidas mais tradicionais da cidade, com melhorias significativas no trânsito e no transporte público", diz o prefeito Beto Richa.

O investimento é de R$ 13 milhões, previsto no Programa de Transporte Urbano da Prefeitura de Curitiba, com financiamento parcial do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). As obras têm previsão de entrega em oito meses e incluem a reforma da rua Lourenço Pinto em toda sua extensão e dos trechos da rua Pedro Ivo e avenida Sete de Setembro entre a Marechal e a Lourenço Pinto.

Serão feitos drenagem, pavimentação, iluminação, calçadas e paisagismo, revitalização das estações-tubo, implantação de duas novas estações na rua Lourenço Pinto e implantação de novo sistema de semáforos, que darão prioridade aos ônibus.

As canaletas da Marechal seguirão o mesmo padrão das canaletas da Linha Verde: pavimentação em concreto em toda a sua extensão, com faixas mais largas em pontos chave para permitir a ultrapassagem dos ônibus. Com a reforma, a avenida por onde passam os ônibus do Eixo Boqueirão abrigará também os ônibus da linha Pinheirinho/Centro, que será implantada em 2008 com a previsão de atender 35 mil passageiros por dia.

Voltar ao topo