Prefeito paraguaio é preso em Foz

O prefeito paraguaio Modesto Fermin Amarilla Gonzalez, 48, ficou um dia preso na Cadeia Pública Laudemir Neves, em Três Lagoas. O estrangeiro foi autuado em flagrante por porte ilegal de arma de fogo, após ter sido flagrado com uma pistola 9mm, de uso proibido no Brasil, durante abordagem policial na BR-277. Ele ganhou liberdade ontem sob pagamento de fiança.

Por volta das 16h de domingo, investigadores do 1o Distrito Policial (DP), do Jardim São Paulo, faziam diligências de rotina nas proximidades da Ponte Internacional da Amizade, quando abordaram a caminhonete Nissan, placas AGR 393, do Paraguai, conduzido por Amarilla Gonzalez. Ao revistar o automóvel, os policiais encontraram uma pistola calibre 9 mm, marca Jerichó, de fabricação israelense.

Esse tipo de arma não pode ser utilizada por civis no Brasil. Ela é de uso restrito do Exército, fato que resultou na prisão do prefeito. O paraguaio, que estava acompanhado de amigos, acabou preso e encaminhado à delegacia para ser interrogado pela Polícia Civil.

Em seu depoimento, Amarilla Gonzalez disse administrar a cidade de Juan Leon Mallorquin, situada a cerca de 70 quilômetros da fronteira. Segundo o prefeito, saiu do interior paraguaio apenas com a finalidade de almoçar em Foz do Iguaçu, anteontem. Ele passou poucas horas num restaurante iguaçuense e foi abordado por policiais civis, quando retornava a seu País.

Após a conclusão do interrogatório, o estrangeiro acabou transferido à cadeia pública, enquanto seus acompanhantes foram liberados. Gonzalez dormiu em uma cela especial. Por volta das 17h de ontem, o advogado contratado pelo prefeito obteve a resposta positiva da Justiça de que Amarilla Gonzalez seria liberado mediante pagamento de fiança. Meia hora depois, o estrangeiro deixou a cadeia pública e retornou ao Paraguai. O prefeito continuará respondendo em liberdade o processo criminal por porte ilegal de arma. (Fonte: A Gazeta do Iguaçu)

Voltar ao topo