O prefeito Beto Richa anunciou na noite desta quinta-feira (26) que a Prefeitura de Curitiba instalará mais câmeras de segurança no centro da cidade e nos bairros e revitalizará o sistema de iluminação pública do anel central, com a troca de quase mil luminárias. O anúncio foi feito na Associação Comercial do Paraná (ACP) durante apresentação das obras da Prefeitura no centro da cidade e dos projetos do programa municipal Marco Zero.

"A segurança pública é um dever constitucional do Estado e do governo federal. Mesmo assim, estamos procurando fazer a nossa parte. Não ficamos de braços cruzados diante dos problemas de segurança que preocupam a todos os empresários, trabalhadores e a todas as famílias curitibanas", disse Richa.

As novas câmeras servirão para melhorar a segurança no centro e no setor histórico da cidade. Serão instaladas 14 câmeras no Centro Histórico e 6 câmaras na rua Marechal Deodoro. Atualmente, a Rua XV é monitorada por 14 câmeras. Numa segunda etapa, cerca de 77 câmeras serão instaladas nos bairros em locais como terminais de ônibus, parques, praças e outros equipamentos públicos.

Na esquina da Marechal Deodoro com a avenida Marechal Floriano, a câmera terá funções multiuso. Além de permitir a aplicação de segurança, esse equipamento poderá ser usado para monitoramento do trânsito, acionamento do resgate social e ações de fiscalização diversas, como o comércio irregular e a venda de produtos pirateados.

Outra importante ação da Prefeitura que melhorará a segurança em todo o anel central será a revitalização do sistema de iluminação pública. Serão substituídas as luminárias com vida útil vencida, algumas com até 20 anos de uso, por luminárias de alto rendimento. O trabalho deverá começar em agosto com a troca de quase mil luminárias.

O vice-presidente da Associação Comercial e coordenador geral do Centro Vivo, Maruan Uthman Najid, elogiou as medidas apresentadas pelo prefeito Beto Richa e considerou a reunião positiva. "Nossos associados puderam conhecer melhor as ações que a Prefeitura está desenvolvendo no centro e esclarecer dúvidas sobre futuras intervenções. O prefeito nos apresentou datas e detalhes do que será realizado. Ele tem sido muito eficiente e tem feito grandes obras nos bairros, por isso quisemos conhecer o que será feito no centro", disse Najid.

Richa também falou aos empresários sobre os esforços que estão sendo feitos pela Prefeitura para melhorar a segurança em toda a cidade. Entre elas, Richa destacou a implantação de Postos Avançados da Guarda Municipal na Praça Rui Barbosa, maior terminal aberto de ônibus da cidade, e no Largo da Ordem, no Centro Histórico.

Os bairros também ganharam reforço na segurança com equipamentos de proteção e prevenção à violência, como a construção de Núcleos de Proteção ao Cidadão nos bairros Guaíra, Juvevê e Santa Felicidade. Esses núcleos são bases para atuação conjunta de destacamentos da Polícia Militar e da Guarda Municipal. Postos Avançados da Guarda Municipal estão sendo implantados na Fazendinha e no Portão. "São muitas as medidas que temos para melhorar a segurança em nossa cidade. Mas esperamos também que o governo estadual possa fazer a sua parte", disse Richa.