Prédios ficam ?doentes? por má manutenção

Os edifícios também adoecem. Prova disso é que dentro dos cursos de engenharia existe uma disciplina chamada Patologia das Construções. A mesma faz um comparativo entre o corpo humano e a estrutura das edificações.

Segundo o presidente do Instituto de Engenharia do Paraná (IEP), Luiz Claudio Mehl, um edifício é como um ser humano. Assim como as pessoas devem cuidar do próprio corpo para manter a saúde, as construções precisam de atenção em relação a suas estruturas para que permaneçam sem problemas. ?Nas cidades, entre elas Curitiba, é possível identificar vários edifícios doentes. Assim como acontece com os seres humanos, os principais problemas são percebidos na parte externa. Nas edificações, são sinais de problemas manchas, rachaduras, janelas que não abrem e não fecham adequadamente, entre outros fatores?, comenta.

Muitas vezes, as chamadas doenças das construções são conseqüência do envelhecimento das mesmas. Porém, é possível encontrar prédios antigos saudáveis e prédios com apenas dez anos de idade com a estrutura bastante comprometida. A causa disso, na grande maioria das vezes, é a falta de manutenção por parte dos moradores e proprietários.

?A manutenção da saúde de um edifício está ligada a atitudes básicas. A limpeza do alumínio, por exemplo, não garante apenas higiene. Ela impede infiltrações, das quais decorrem uma série de outras conseqüências, como por exemplo, corrosões?, diz. ?Em todas as partes de uma construção ocorrem pequenos desgastes que precisam ser solucionados. Sai mais barato fazer manutenções constantes do que realizar grandes intervenções de tempos em tempos.?

Na grande maioria das cidades, de acordo com Luiz Claudio, os edifícios doentes são percebidos principalmente na região central. Isso acontece porque o centro é o local onde as cidades nasceram. Entretanto, prédios de todas as regiões podem ser atingidos. ?É fundamental difundir entre a população a importância dos cuidados com as propriedades. Por outro lado, para que as mesmas se mantenham saudáveis, também é preciso que haja ação por parte dos poderes públicos. Cabe a eles regular e aplicar códigos de postura, mantendo saudável a cidade como um todo.?

Voltar ao topo