Prédio do MP só ficará pronto em 2003

O Ministério Público (MP) do Paraná terá sua sede própria no primeiro semestre do ano que vem. Ontem aconteceu a “entrega solene” do Edifício Affonso Alves de Camargo, no Centro Cívico, ao MP. O local, que antigamente abrigava várias secretarias de Estado, foi doado ao MP pelo governador Jaime Lerner (PFL) em dezembro de 2001. A reforma do prédio, iniciada em outubro, deverá estar concluída entre março e abril. As reformas interna e externa do prédio devem custar R$ 5,7 milhões, recursos provindos do próprio MP.

Na solenidade de ontem, Lerner destacou o relacionamento institucional de harmonia que acontece entre o governo do Estado e o MP. “Fico feliz em ver o diálogo que existe entre os poderes Judiciário, Legislativo e Executivo”, salientou o governador, destacando o fato do governo ter tomado todas as medidas necessárias para que o MP funcione bem.

Sede própria

A procuradora-geral de Justiça, Maria Tereza Uille Gomes, salientou a importância do prédio, pois o MP do Paraná era um dos poucos do Brasil que ainda não possuía sede própria. Ela destacou que essa era uma luta muito antiga e que se sentia feliz por poder congregar quase todo MP numa sede única. “Isso vai facilitar o fluxo dos processos e ajudará na unificação do entendimento processual”, afirmou. Maria Uille explicou que o prédio alugado da Rua Tibagi provavelmente seja devolvido. “Continuaremos usando o 6.º andar do Tribunal de Justiça e os Centros de Apoio na Casa Rosada”, destacou a procuradora-geral.

O Edifício Affonso Alves de Camargo tem uma área construída de 11 mil metros quadrados. Conta com 100 vagas na garagem do subsolo, além de seis pavimentos (dois deles já estão concluídos). Depois da conclusão da reforma, o edifício centralizará a administração superior do MP. Deverão funcionar no prédio os gabinetes da procuradora-geral de Justiça, do corregedor-geral e de 61 procuradores de Justiça.

Voltar ao topo