Prédio do Incra permanece fechado nesta segunda-feira

Servidores do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) fecharam o prédio da sede do órgão na Rua Doutor Faivre, no centro de Curitiba, na manhã desta segunda-feira (06). O protesto deve acontecer durante todo o dia e também está programado para amanhã. Não houve atendimento no local.

A categoria está realizando uma manifestação em frente ao prédio contra o adiamento das negociações com o governo federal. Os servidores do Incra e do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) estão em greve desde o dia 18 de junho.

Segundo João Wagner Gomes da Silva, diretor da Associação dos Servidores da Incra (Assincra/PR), a categoria decidiu intensificar o movimento para pressionar o governo federal depois do adiamento de uma reunião marcada para o dia 31 de julho, na qual seria feita mais uma rodada de negociação. O encontro vai acontecer somente na semana que vem.

Os servidores do Incra e do MDA reivindicam a equiparação salarial com os funcionários do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Há funções similares entre os três órgãos, de acordo com a Assincra, e ocorreram distorções nos salários a partir de 2008. Até então, as reminerações eram similares. “Hoje, um fiscal do Ministério da Agricultura recebe, em média, 60% a mais do que um servidor do Incra”, explica Silva. A categoria também está mobilizada para reivindicar a promoção de novos concursos públicos.

Voltar ao topo