Foto:Rodrigo Covolan/Diário dos Campos

Equipe do Corpo de Bombeiros trabalhou ontem no local.

continua após a publicidade

O desabamento de um edifício de dois andares na madrugada de ontem, em Ponta Grossa, assustou moradores do centro e quase provocou uma tragédia. No pavimento térreo funcionava uma pizzaria, onde o expediente havia terminado cerca de três horas antes de o prédio vir abaixo. Ninguém ficou ferido, mas um outro prédio, vizinho ao que caiu, teve que ser interditado por motivo de segurança.

O incidente aconteceu por volta das 5h30. O edifício antigo, com cerca de 250 metros quadrados, estava localizado na Rua XV de Novembro quase esquina com Sete de Setembro. Embaixo, abrigava a pizzaria e, em cima, um apartamento desocupado. O primeiro tenente do Corpo de Bombeiros de Ponta Grossa, José Adriano Prado Spak, conta que o proprietário do estabelecimento disse aos soldados que ouviu estalos nas paredes horas antes da queda. ?Como o movimento estava pequeno, ele resolveu fechar?, relata. Por volta das 3h, os funcionários já haviam sido dispensados e o local estava vazio.

O desabamento espalhou destroços do prédio pela calçada e pela rua, mas ninguém foi atingido. Mesmo assim, a via ficou interditada por cerca de quatro horas. O prédio ao lado, onde vivem quatro famílias, teve de ser evacuado preventivamente por motivos de segurança, mas os moradores puderam retornar em seguida a suas casas.

Posteriormente, uma vistoria feita pela Defesa Civil do município nas edificações vizinhas detectou possíveis abalos em um outro prédio, atrás do que desabou, ocasionando a interdição do local, onde vive uma família e funcionam dois estabelecimentos comerciais. Da mesma forma, uma obra também vizinha ao prédio que veio abaixo, onde estavam sendo feitos trabalhos de fundação, teve de ser interditada. Os responsáveis foram notificados a apresentar suas documentações para avaliação da Defesa Civil. Ainda não se sabe o motivo do desabamento. 

continua após a publicidade