PRE testa radares que serão usados no Carnaval

A Polícia Rodoviária Estadual realizou, ontem de manhã, no quilômetro 102 da BR-277, na pista sentido de Campo Largo para a Curitiba, testes com radares fotográficos móveis que serão utilizados em pontos críticos dos 16 mil quilômetros de estradas sob sua responsabilidade. A expectativa é de que os equipamentos sejam utilizados no feriado de Carnaval. No total, a polícia tem à sua disposição oito radares, que foram adquiridos pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR), com recursos oriundos das concessionárias de pedágio.

O tenente Juliano Zanuncini, que ontem fazia os testes, explica que os radares, junto com a fotografia do veículo, registram a data e a hora em que o veículo estava acima da velocidade permitida, o tamanho, a distância e em que local foi captado, o número do equipamento e o número do agente fiscalizador.

Além disso, o equipamento capta a placa do veículo e informa em que condições ele está, ou seja, se é roubado, está com o IPVA vencido ou se tem outros débitos. “Se o veículo está em situação irregular, o radar informa com um sinal sonoro. Imediatamente, os agentes fiscalizadores informam ao posto policial mais próximo ou utilizam carros da polícia para parar o veículo”, conta Zanuncini.

De acordo com o segundo- tenente Sheldon Vortolin, o radar fotográfico vai permitir que o condutor do veículo não tenha como alegar que não estava dirigindo acima da velocidade permitida. A imagem registrada vai ser a prova material de que o motorista cometeu uma infração. “Os equipamentos vão permitir que os infratores sejam notificados logo e tenham a certeza de que foram flagrados cometendo determinada infração”, diz.

O objetivo da polícia com a utilização dos equipamentos é conscientizar os motoristas e principalmente diminuir o número de acidentes, inclusive com vítimas fatais. No momento, estão sendo realizados ajustes no sistema de armazenamento de imagens dos radares. Devido a uma resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), a partir do dia 3 de outubro deste ano, todos os radares utilizados nas estradas brasileiras terão que ser fotográficos.

Voltar ao topo