Pré-conferência debate política para deficiente

Londrina – O Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Portadora de Deficiência de Londrina realiza no próximo dia 28, às 13h na Câmara de Vereadores, a Pré-Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Londrina. Segundo Martinha Clarete Dutra, presidente do conselho, o objetivo do encontro, além de apresentar propostas para a segunda conferência do segmento, também é de discutir experiências e a implementação de políticas públicas relativas à pessoa com deficiência.

“Teremos dois convidados que vão nos relatar experiências dentro do Executivo de suas cidades. Além disso estaremos escolhendo os delegados e discutindo propostas”, disse.

Além da presença de entidades que atuam na defesa das pessoas com deficiência, o encontro contará também com a presença de representantes de sindicatos, associações, conselhos e instituições de pesquisa e de ensino superior. Segundo Martinha Dutra, para cada segmento da sociedade deverão ser indicados cinco delegados que participarão da conferência, marcada para os dias 24 e 25 de setembro. “O número de delegados vai depender da quantidade de pessoas presentes à pré-conferência. Estamos contando com cerca de 60 a 80 delegados”, disse.

A mesa redonda programada para começar às 13h15 contará com a presença de Alexandre Baroni, assessor da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania de Maringá, e Enio Rodrigues Rosa, assessor de Políticas Públicas e Inclusão Social da Pessoa com Deficiência (Appis) de Cascavel. Enio Rosa fará aos participantes da pré-conferência relatos sobre o trabalho desenvolvido em Cascavel neste segmento e também sobre a formação de um órgão do governo municipal que trabalha assessorando as políticas públicas para pessoas com deficiência. Segundo ele, desde 1994 existe em Cascavel um fórum composto por pessoas com deficiência. “É um espaço onde todas as pessoas se reúnem para discutir e fazer suas reivindicações” disse. De acordo com Enio Rosa, a Assessoria de Políticas Públicas e Inclusão Social da Pessoa com Deficiência existe em Cascavel desde setembro de 2001 e desenvolve trabalhos contemplando a necessidade das pessoas com deficiência. “Nós não executamos a política diretamente. Nós assessoramos o poder público na hora que vai elaborar uma política na área da saúde, educação ou qualquer outra, para que saiba como trabalhar com a questão da pessoa com deficiência.”

Segundo o assessor, atualmente em Cascavel já existem 17 veículos de transporte coletivo adaptados para as pessoas com deficiência. “O poder público não tem conhecimento de como tem de fazer para acompanhar a necessidade dessa pessoa. Nós vemos onde existe a possibilidade de começar algum projeto e já fazemos a assessoria para que seja implementado de acordo com o que a pessoa com deficiência precisa”, disse ele. Após a mesa redonda, a pré-conferência segue com um debate marcado para começar às 14h15. Ainda seguindo a programação, às 15h15 haverá avaliação das políticas públicas municipais e apresentação das propostas que serão encaminhadas para a conferência.

Voltar ao topo