A Prefeitura de Curitiba encaminhou 29.278 cartas a contribuintes que ainda não quitaram parcelas ou o valor total do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) relativo ao exercício de 2014. A correspondência deve começar a chegar às casas dos contribuintes ao longo desta semana. O prazo final para o pagamento de débitos em aberto do imposto é o próximo dia 30.

O objetivo da correspondência é alertar para a oportunidade de pagamento, evitando que o débito seja inscrito em dívida ativa. O prazo para a quitação do IPTU sem multa e correção monetária venceu no dia 15 de novembro.

“O envio das cartas é uma maneira de avisar as pessoas de que há valores em aberto, pois, às vezes, elas nem sabem que estão em dívida. É o caso de contribuintes que colocam as parcelas em débito automático e, em determinado mês, ficam sem saldo médio. O débito não é feito e elas não são informadas”, explica o diretor do Departamento de IPTU da Prefeitura, Rubens Valério Franco Soffiatti.

O pagamento pode ser feito nos bancos conveniados (veja relação abaixo), ou nas casas lotéricas (nesse caso, apenas em dinheiro). Para isso, é necessário que o contribuinte faça a emissão do DAM (Documento de Arrecadação Municipal), disponível no site oficial da Prefeitura (www.curitiba.pr.gov.br), nas ruas da Cidadania ou no prédio central, na Avenida Cândido de Abreu, 817, Centro Cívico.