Terminando as férias

Praias estão com cenário de fim de temporada

O feriado de Carnaval acabou e, com ele, também o descanso para boa parte dos veranistas que aproveitaram as praias do litoral paranaense e já retornaram ao trabalho.

Se até quarta-feira de manhã o movimento nas praias era intenso, ontem já começava a dar sinais de que a temporada está chegando ao fim, mesmo em Caiobá, uma das praias mais procuradas do Paraná.

Outro indício de fim de férias era que os quiosques do calçadão estavam praticamente todos fechados. O veranista que procurou uma água, um coco verde ou um sorvete, anunciado nas barraquinhas, teve menos opções.

Um dos comerciantes ambulantes que não seguiram a maioria e continuavam no calçadão era Roberto Pereira Gomes, vendendo vestidos e saídas de praia. “Moro aqui, então fico sempre vendendo. Mas, a partir de agora, as vendas serão mais concentradas nos fins de semana”, avalia o comerciante, há cinco anos nas praias do Paraná.

Alguns banheiros químicos também foram retirados, deixando poucas opções para quem precisasse de um banheiro. Mesmo a opção paga, de banheiro a R$ 2, estava de portas fechadas.

No entanto, quem não precisou voltar para trabalhar na Quarta-feira de Cinzas aproveitou para continuar se divertindo e passar o restante desta semana nas areias, pelo menos nos horários em que a chuva permitia. A família de Júlio Cezar Azambuja, vinda de Mato Grosso, fez essa opção e fica em Caiobá até este fim de semana.

“Trabalhamos com pecuária e agricultura e aproveitamos que podemos fazer a nossa própria folga para curtir a praia com os parentes e amigos”, conta. Na areia, eles estavam aproveitando a manhã, entre nove adultos e três crianças. “Gostamos de Caiobá. Escolhemos vir sempre aqui porque achamos que é uma praia mais família”, opina.

Um dos grupos mais animados, em total clima de férias e com brincadeiras dentro da água, era o dos irmãos Fábio Ricardo Gonçalves e Vanda Gonçalves Zussa, vindos de Maringá, no noroeste do Estado.

“Tem que aproveitar enquanto a chuva dá uma trégua”, diz Vanda. Outra grande família, de 15 pessoas, que se planejou para passar todo o dia de ontem na areia foi a do motorista Odair Sidnei deáSouza, que veio de Sertãozinho, no interior de São Paulo, e está a semana toda em Caiobá.

Para os veranistas que também vão continuar no litoral do Paraná nos próximos dias, a previsão do tempo mostra que o dia hoje deve permanecer parcialmente nublado com pancadas de chuva à tarde, segundo o Instituto Tecnológico Simepar.

Amanhã o céu permanece encoberto com muitas nuvens e a chuva volta a aparecer no próximo domingo. As temperaturas continuam elevadas, com máxima variando de 28.ºC a 31.ºC.

Marco Charneski
Famílias numerosas ainda aproveitam para curtirem juntas os últimos dias de férias – e agora calmaria – nas praias do Paraná.
Voltar ao topo