Temporada

Praias do PR terão mais 30 postos de guarda-vidas

Trinta novos postos de guarda-vidas estão sendo construídos pelo Governo do Estado nas praias de Guaratuba, Matinhos e Pontal do Paraná, e mais três na Ilha do Mel. As obras vão aumentar a segurança de banhistas durante a temporada de verão.

Os novos postos têm dois metros de altura, o que aumenta a visibilidade dos bombeiros, que pode alcançar raio de quatro quilômetros. Além disso, as estruturas melhoram as condições de trabalho. “Esses postos são cobertos e protegem os guarda-vidas das intempéries. Essas regiões continuarão sendo guarnecidas mesmo em situações de clima chuvoso”, disse o major Paulo Henrique de Souza, comandante do 8.º Grupamento do Corpo de Bombeiros, em Paranaguá.

Vinte postos são construídos com investimentos do Governo do Estado e o restante em parceria com prefeituras. A previsão é que fiquem prontos até a segunda quinzena de dezembro.

Esquema
Desde 2012, o Corpo de Bombeiros passou a adotar a tática de setores para atender a veranistas. A proteção das praias é separada por cinco setores, responsáveis por determinados postos. “Antes, um só lugar concentrava todos os equipamentos dos bombeiros. Com a setorização, o atendimento ocorre mais rápido”, informa major Paulo Souza.

A distância entre um posto de guarda-vidas a outro varia conforme a concentração de pessoas. Há lugares onde poucas pessoas costumam frequentar e a distância entre um ponto a outro chega a um quilômetro. Outros, no entanto, necessitam de mais guarda-vidas devido à grande concentração de banhistas, como a Praia Central de Guaratuba e a Praia de Caiobá, em Matinhos.

O contingente de bombeiros que trabalharão na temporada de verão, no Litoral, deve chegar 670, sendo 400 guarda-vidas, com reforço de efetivo de outras regiões do estado. Durante a temporada de verão, aproximadamente 3 milhões de pessoas visitam o Litoral paranaense.

Base Náutica
Outro reforço para este verão será a Base Náutica de Busca e Salvamento do Corpo de Bombeiros (também conhecida como Marina dos Bombeiros). Localizada em Guaratuba, próximo ao ferryboat, a base está com quase 60% das obras prontas e concentrará embarcações de busca e salvamento, centro de controle e outros equipamentos dos bombeiros.

“Até o início da operação verão só faltarão detalhes como pintura e revestimentos. Isso quer dizer que poderemos usá-la para deixar as embarcações de busca e salvamento concentradas ali, lugar estratégico que facilita e agiliza o atendimento”, ressaltou o major Paulo Souza.

A previsão é de que a Base Náutica de Busca e Salvamento fique pronta em março de 2014. O investimento é de R$ 840 mil, com recursos do governo estadual.