Praças terão brinquedos para pessoas especiais

Dentro de poucos dias, será obrigatório que os municípios do Paraná instalem, em parques e praças, brinquedos e equipamentos de ginástica para pessoas com necessidades especiais.

A iniciativa, proposta pelo deputado estadual Marcelo Rangel (PPS), acaba de ser sancionada pelo governador Orlando Pessuti. “Em diversos locais públicos do Paraná, já existem equipamentos de ginástica e brinquedos voltados a pessoas que não possuem nenhum tipo de deficiência.

Agora, cidadãos com necessidades especiais também terão o direito ao esporte e ao lazer garantido”, diz Marcelo. “A estimativa é de que, no Estado, cerca de 10% da população tenha algum tipo de deficiência. Por isso, muita gente deve ser beneficiada. A principal preocupação é com a inclusão social”.

Segundo o deputado, já existem aparelhos e brinquedos especiais à venda no mercado, sendo que alguns são considerados bastante simples e podem ser utilizados sem a supervisão e orientação de profissionais especializados. Agora, basta que as prefeituras fechem convênios para adquiri-los e disponibilizá-los.

“Do mesmo modo que se faz convênios para instalar equipamentos para pessoas não portadoras de deficiências, pode-se fazê-los para aquisição dos aparelhos especiais. Estes devem representar um aumento de 15% a 20% nos custos de instalação de um parquinho ou academia de ginástica ao ar livre”, afirma.

Voltar ao topo