Praças de pedágio serão fechadas amanhã à tarde

As vinte e seis praças de pedágio do Paraná vão ser bloqueadas amanhã, das 14 às 20h, em protesto contra o reajuste dos preços das tarifas que passou a vigorar no último domingo. A iniciativa é do Fórum de Defesa dos Usuários das Estradas Pedagiadas, composto por várias entidades ligadas ao setor de transportes. Em todas as praças serão liberadas apenas duas cancelas para a passagem de veículos pequenos, ambulâncias, ônibus de transporte coletivo e veículos com carga viva ou perigosa. Todos os outros caminhões serão impedidos de passar.

Segundo um dos coordenadores do Fórum, Acir Mezadri, a decisão de liberar duas cancelas em cada praça foi tomada para não prejudicar os veranistas e pessoas que pretendem passar o Ano Novo fora de suas cidades de origem. ?No último dia 1º de dezembro fechamos uma praça em São Luiz do Purunã e recebemos apoio total do segmento de transporte e também de muitos motoristas de veículos de passeio. Acreditamos que, apesar de ser época de festas, seremos apoiados novamente amanhã?.
A decisão de fechar as praças foi tomada na última sexta-feira, depois que a atitude do governo do Estado, de aplicar multas diárias às concessionárias responsáveis pelo reajuste, foi considerada por eles somente como uma medida paliativa. Para Acir, existe uma desconfiança em relação à medida adotada porque as concessionárias têm um prazo de cinco dias úteis para recorrer das multas. Ele diz que a medida parece ser uma forma encontrada pelo atual governo ?de deixar o tempo passar para que a situação seja resolvida somente pelo próximo governo?.

Sindicato

Apesar de não concordar com o reajuste das tarifas de pedágio, o vice-presidente do Sindicato dos Caminhoneiros, Laertes José de Freitas, anunciou ontem que a entidade não vai apoiar o protesto do Fórum marcado para amanhã. Freitas comentou que por ser um período de férias, o fechamento das praças de pedágio irá provocar grandes transtornos aos viajantes.

Voltar ao topo