Praça Zumbi dos Palmares homenageará povos africanos

A praça Zumbi dos Palmares, na rua Elói Orestes Zeglin, uma das ruas da Linha Verde, no bairro Pinheirinho, vai se transformar em um grande e belo monumento de homenagem aos povos africanos. O projeto, do arquiteto Fernando Canalli, do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), leva para a praça, que fica a 500 metros do Terminal Pinheirinho, um conjunto de elementos que vão permitir ao visitante conhecer um pouco da cultura e da história de cada uma das 54 nações africanas.

A homenagem da cidade aos povos da África foi aprovada pelo Conselho Municipal de Política Étnico Racial, implantado pelo prefeito Beto Richa, em 2006. “É uma iniciativa importante e positiva”, afirma Carlos Celso dos Santos Junior, presidente do Conselho, que também aprova o projeto de transformação. “É mais uma demonstração, como foi a própria criação do Conselho, que esta gestão não mede esforços para a promoção da inclusão e igualdade racial”, disse.

O Conselho Municipal de Política Étnico Racial de Curitiba tem oito representantes da sociedade civil que compõem a diretoria da entidade para o biênio 2008/2010, e outros quatro integrantes – dois representantes do Executivo e dois, do Legislativo. O Conselho atua na promoção, proteção e defesa dos direitos humanos da comunidade afro-descendente de Curitiba e ao longo da semana várias entidades têm promovido eventos do Dia Mundial da Consciência Negra, celebrado nesta quinta-feira (20).

Nivaldo dos Santos Arruda, representante da sociedade civil, diz que o Conselho serve de espelho e frente na luta para os anseios dos grupos raciais. “Neste Conselho estão representados grupos que sempre lutaram contra a discriminação e em favor de políticas para inclusão do negro à sociedade”, afirmou.

Referência

Localizada no encontro das ruas Eloi Orestes Zeglin, que faz parte do binário São Pedro, na Linha Verde, e Lothário Boutin, a nova praça Zumbi dos Palmares deverá se transformar em ponto de referência para visitantes estrangeiros vindos de países africanos, estudantes e usuários do Terminal Pinheirinho e da Linha Verde.

O projeto prevê a construção de um arco, no chão, de 100 metros de comprimento. Ao longo deste arco, lado a lado, 54 totens de quatro metros de altura com 60 cm de largura representando cada nação da África. Os totens terão uma iluminação que levará o visitante a ver, no pé, um grande azulejo com o nome da nação, a bandeira, o desenho do continente e a localização do país. Nos totens haverá espaços para registrar, em pequenas placas de metal a visita de representantes destes países. Na entrada do arco, duas grandes colunas, de oito metros de altura, estarão dispostas lado a lado, formando um portal de entrada.

Uma delas será feita em aço perfurado, com iluminação interna, representando a Educação, uma luz que se espalha de dentro para fora. A outra coluna será de argamassa, opaca, com símbolos de cada nação em baixo relevo, com iluminação externa, representando a cultura, uma luz que vem de fora para dentro.

As duas colunas estarão centradas sobre um piso de petit-pavê em preto branco e vermelho formando um grande mapa onde estarão todos os países africanos. Para chegar até os totens ou circular pela praça, o visitante vai passar antes, em algum país africano.

A localização da Praça Zumbi dos Palmares permitirá que a homenagem aos povos africanos fique numa das vitrines da cidade, com acesso fácil tanto de carro, pela Linha Verde, quanto de ônibus, uma vez que fica também próxima ao Terminal.

A rua Elói Orestes Zeglin, onde fica a praça, foi reformada há pouco tempo e integrada ao binário que faz a ligação entre os bairros Pinheirinho/Capão da Imbuia e Xaxim, do outro lado da Linha Verde. O binário criou novas ligações entre os bairros o que facilita também o acesso à Zumbi dos Palmares, de quem mora “do outro lado” da antiga BR onde a prefeitura está implantando a nova avenida que será, também, o sexto corredor de transporte da cidade.