Quase um ano depois de a equipe dos Caçadores de Notícias registrar a situação dos vestiários infestados de pombos na Praça da Liberdade, no Bairro Alto, o local segue sem qualquer solução aparente. Pelo contrário, além dos animais no telhado, um dos vestiários estava servindo de dormitório para um morador de rua.

continua após a publicidade

Um soldado do 20º Batalhão da Polícia Militar, que está há três anos no módulo que fica na praça, afirma que tanto os vestiários quanto a praça sofrem com o absoluto descaso das autoridades e dos frequentadores, já que o lixo toma conta do gramado e das valetas. “Para completar, não cortam a grama com a regularidade necessária e as pichações pioram o quadro de abandono”, aponta o soldado, que preferiu não ser identificado. A falta de manutenção também se estende para os brinquedos do parquinho e os aparelhos da academia ao ar livre.

Lineu Filho
Lixo toma conta dos gramados e valetas. Veja na galeria de fotos e no vídeo como está a praça.

Segundo a assessoria de imprensa da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema), está em andamento no Departamento de Parques e Praças a demolição do vestiário. Além disso, informou que uma limpeza completa na praça, o que inclui lavagem dos telhados do vestiário, está prevista para esta semana. A prefeitura reforça a importância da população colaborar com a limpeza dos locais públicos e que denuncie casos de vandalismo e de descarte irregular de resíduos pelo fone 156.

Sem tempo ruim

Lineu Filho
Atalízio: caminhada diária é o segredo da boa saúde. Veja na galeria de fotos e no vídeo como está a praça.

Em outro ponto do Bairro Alto, no Bosque Clementina, o vandalismo e a falta de segurança também preocupam os frequentadores. O aposentado Atalízio Pereira, 67 anos, conta que costuma caminhar diariamente pela região e se ressente com as pichações. “É um lugar tão bonito e estragam dessa forma”, constata. Mas nem isso nem a chuva conseguem eliminar a disposição do aposentado. “Caminho diariamente, porque é um dos segredos da boa saúde”, garante.

continua após a publicidade

Veja na galeria de fotos e no vídeo como está a praça.