A Prefeitura de Curitiba irá revitalizar a Praça Arthur Morgenstein, no bairro Novo Mundo. A reforma será feita ainda neste ano e prevê novas calçadas, espaços de estar em blocos de concreto, reposição de areia do playground e das canchas esportivas, plantio de arbustos e colocação de meio feio.

continua após a publicidade

A praça é uma área de lazer e convivência que fica no meio do conjunto Gralha azul, na confluência das ruas das Andorinhas, Bem Te Vis, Codornas, Uirapurus e das Rolas. A reforma foi solicitada pela comunidade ao prefeito Beto Richa durante audiência pública, no mês passado.

A reforma faz parte das ações de compensação ambiental pela implantação do binário (sistema de ruas de mão única em sentido contrário) da avenida Brasília. A compensação ambiental pela obra também inclui o plantio de 429 árvores de espécies nativas ao longo das ruas que compõem o binário. Outras 429, das mesmas espécies, serão plantadas no Horto Municipal do Guabirotuba.

Com 4,5 quilômetros de extensão, envolvendo seis ruas que passam nos bairros Novo Mundo, Capão Raso e Fanny, o binário permitiu a transformação da avenida Brasília, antes um dos pontos mais congestionados do trânsito da cidade, em uma avenida de mão única, no sentido bairro-centro, com três faixas de tráfego, calçadas, paisagismo e nova iluminação. O mesmo padrão foi adotado em todas as ruas do binário que recebeu, no total, 130 luminárias com lâmpadas de vapor de alto rendimento, de 250 W.

O investimento da Prefeitura no binário Brasília foi de R$ 5,1 milhões e garantiu a melhora do trânsito em toda a região no caminho de ida e de volta até o viaduto do Xaxim. No sentido centro-bairro, o caminho é feito pelas ruas Maria Trevisan Tortato, das Andorinhas, Bortolo Gusso, José Gomes de Abreu e Infante Dom Henrique. No sentido bairro-centro, todo o trajeto é feito pela avenida Brasília.

O binário Brasília é uma obra do Programa de Transporte Urbano que começou a ser implementado pelo prefeito Beto Richa em setembro de 2006, com o início das obras, também, de outros três grandes binários: Mario Tourinho, Santa Bernadethe e Capão da Imbuia/Hauer. Juntos, os quatro binários têm 18,6 quilômetros de extensão, envolvem 26 ruas de 14 bairros e somam um investimento de R$ 30,6 milhões.

continua após a publicidade