PR tem a metade dos doadores recomendados

O número de doadores de sangue no Paraná é praticamente metade do recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). A entidade indica que 3% a 5% da população sejam doadores de sangue para manutenção dos estoques. No Estado, apenas 1,9% da população são voluntários, segundo o diretor do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar), Paulo Roberto Hatschbach, afirmou ontem, durante atividades pelo Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue, que será amanhã.

Segundo Hatschbach, a autossuficiência de estoque de sangue do Hemepar dura cerca de dois a três dias, enquanto o recomendado pela OMS é de cinco a sete. O principal hemocentro por exemplo, recebe em média de 60 a 80 doações por dia, enquanto o ideal seriam 150 doadores diariamente. “Nossa principal demanda é por doadores de sangue. Se todo cidadão doasse duas vezes por ano, seria o suficiente para o Hemepar ter estoque de sangue ideal”, disse Hatschbach.

Apesar da escassez de doadores, todos os pacientes que necessitam de sangue são atendidos no Paraná. A Rede Hemepar atende aproximadamente 12 mil pessoas por mês e tem unidades em 22 municípios, com atendimento a 384 hospitais de todo o Estado. Desde o ano passado, a Secretaria da Saúde está investindo na qualificação do processo de trabalho e da estrutura da rede. Para mais informações sobre dias e horários de doação ligue 0800-645-4555.

Voltar ao topo