Desaparecidas

PR já teve 100 casos de crianças sumidas em 2016

Cem crianças já desapareceram no Paraná, em 2016.
Cem crianças já desapareceram no Paraná, em 2016. Foto: Daniel Castellano

Cem crianças desapareceram no Paraná em 2016. Todas elas foram encontradas – duas delas sem vida -, mas os números são alarmantes. Com o objetivo de reduzir esses casos de desaparecimento e rapto de crianças entre 5 e 11 anos na Grande Curitiba, o Serviço de Investigação de Crianças Desaparecidas (Sicride), da Polícia Civil, está visitando escolas da capital e da Região Metropolitana . O Projeto “Criança em Alerta” realiza, desde abril, um trabalho de conscientização sobre os riscos de contato com estranhos.

O programa já passou por diversos bairros de Curitiba, entre eles Sítio Cercado, Santa Felicidade e São Brás. Nas palestras, a equipe de policiais e um psicólogo apresenta vídeos que apontam cenários de risco aos alunos.

Neste ano, cem crianças foram levadas de suas famílias no estado. Segundo o Sicride, todas foram localizadas. Nesta semana, duas sumiram e já foram localizadas, uma em Ponta Grossa e uma em União da Vitória.

Educação e supervisão

Para evitar o rapto, é preciso que tanto a escola como a família eduquem e estejam de olho nas crianças. A delegada do Sicride, Iara Dechiche, alerta que os pais devem evitar deixar os filhos sem supervisão. “Quando precisar sair sem a criança, peça para que o vizinho esteja presente. Se a família vive nas regiões mais tranquilas, onde é possível brincar na rua, deixe sempre alguém responsável cuidando”, explica a delegada.

Outra situação que pode apresentar risco é o uso não supervisionado de tablets, celulares e computadores. Segundo Iara, esses aparelhos criam uma sensação de falsa segurança nos pais, pois é possível que, mesmo em casa, a criança esteja se comunicando com um suspeito.

A delegada faz um apelo aos pais e responsáveis para que conversem com os filhos sobre os estranhos. “Orientem para que as crianças não aceitem nada de estranhos, evitem o contato com quem esteja fora do círculo social. E para que, em nenhuma hipótese, entrem em carros desconhecidos porque alguém ofereceu um presente”, alerta.

Vídeo dá dicas para evitar o desaparecimento de crianças:

Regiões ribeirinhas

Quem vive em regiões ribeirinhas ou perto de rios deve ter cuidado. “O perigo é ainda maior nessas áreas, pois a água atrai os pequenos e eles acabam se afogando”, afirma a delegada. Ela relata que em muitas investigações as crianças são encontradas sem vida nos rios.

Iara destaca ainda que é preciso ter atenção às crianças “mais velhas” e aos adolescentes que saem com os amigos sem um adulto e podem cair em alguma armadilha.

Quem presenciar uma situação suspeita, com uma criança acuada e aparentemente assustada é orientado para que se comunique imediatamente à Polícia Militar ou à Guarda Municipal. O telefone da Polícia Militar é o 190 e o da Guarda Municipal é o 153.

Outra dica para os pais é fazer a carteira de identidade da criança logo ainda quando pequena para facilitar a busca nesses casos extremos. A primeira via do RG é gratuita.

Não existe prazo para comunicar o desaparecimento

Se a criança desaparecer ou fugir de casa, é preciso acionar a polícia – não existe prazo para comunicar o desaparecimento.

É possível que a criança retorne ao local onde foi visto pela última vez, então peça para que alguém fique lá. Fique com o celular/telefone por perto para caso alguém que encontre a criança tente entrar em contato. Não se esqueça de avisar todos os amigos e parentes próximos do ocorrido e de ir aos locais onde o pequeno gosta de visitar com uma foto, caso tenha alguém para perguntar sobre a criança.

 

Fique de olho! Algumas dicas podem

ajudar a evitar os desaparecimentos

  1. Nos passeios, fique de olho nas crianças e atente para as roupas que vestem. Identifique-as com cartões contendo nome próprio e dos pais, endereço e telefone. Ensine-as a usar o telefone e o número de casa e de outros três parentes.
  2. Conheça os amigos do seu filho, assim como os pais e onde moram.
  3. Avise a escola quem está liberado a pegar a criança. Não deixe elas irem ou voltarem sozinhas.
  4. Converse com o seu filho para saber sobre a vida dele e observe se há variação de comportamento.
  5. Muitos casos de desaparecimento ocorrem quando os responsáveis deixam as crianças com pessoas desconhecidas. Não faça isso, nem mesmo por um breve período.
  6. Oriente para que os filhos não se afastem de sua presença e que, se tiverem perdidos, procurem uma viatura policial, ou um policial fardado (PM ou Guarda Municipal).
  7. Caso perca a criança de vista, peça ajuda aos outros para procurá-la e avise a polícia.

Fonte: Sicride