Povo reconhece trabalho de carteiro

Hoje, em todo Paraná, 2.800 carteiros estão recebendo felicitações pelo seu dia. Debaixo de sol ou de chuva, a pé ou de bicicleta, eles caminham quilômetros por dia e são responsáveis pela entrega de aproximadamente 46 milhões de objetos postais por mês no Estado. Apesar da propagação dos e-mails, continuam sendo bastante aguardados e valorizados pela população.

A profissão foi criada junto com o surgimento dos Correios no Brasil, em 25 de janeiro de 1663, quando a Corte portuguesa expediu um regimento nomeando o alferes João Cardoso como “correio-mor do mar e correio-mor da terra do Brasil”.Quem está nela garante que o trabalho de entregar cartas é cansativo , mas também muito prazeroso.

O carteiro Ênio Civardi, de 35 anos, está na área desde 1987 e, apesar de ainda jovem, é um dos mais antigos carteiros de Curitiba. No ano passado, ele foi eleito por seus colegas de trabalho o carteiro-destaque do centro de distribuição onde atua, título que é dado ao profissional que sempre consegue entregar todas as correspondências, tem um bom relacionamento com os companheiro e clientes, não atrasa e cumpre suas funções com eficiência. “Fiquei muito feliz por receber o título. Me senti valorizado e incentivado a continuar realizando um bom trabalho”, afirma.

Ênio diz ter construído a vida nos Correios, período em que conseguiu comprar carro e casa. Nas andanças pelas ruas da cidade, conheceu a moça com quem está casado há mais de cinco anos. “Minha esposa trabalhava em uma loja de roupas onde eu sempre ia entregar correspondências”, conta. “Como eu a achava bastante bonita e simpática, sempre dava um jeito de demorar um pouquinho mais por lá. Com a desculpa de falar com ela, dava uma paradinha para descansar e pedia um copo d?água. Depois de um tempo, começamos a namorar e, em três anos, nos casamos.”

Atualmente, Ênio anda entre 8 e 10 km por dia, carregando cerca de 12 kg de cartas. Ao longo do caminho, sempre faz novos amigos e também enfrenta desafios, como sol forte, mau tempo e cães que o impedem de colocar as cartas nas caixinhas de correspondência, porém não pensa em deixar a profissão. “Tenho muito carinho pelo que faço”, garante. “Nos fins de ano, sempre ganho presentes dos clientes e muitos agradecimentos. Fico feliz pela gratidão das pessoas e sinto que meu trabalho é importante.”

Iniciante

Há menos de quatro meses nos Correios, a carteira Ana Paula Miranda, 21, anda diariamente entre 8 e 10 km e carrega cerca de 8 kg de cartas. Com isso, já emagreceu 5 kg. “O meu trabalho está contribuindo para que eu entre em forma”, comemora. “Fesde que comecei a trabalhar estou me sentindo bem mais ativa. Mesmo nos fins de semana, não consigo mais ficar parada, só deitada em um sofá assistindo televisão”

“Com o que estou ganhando nos Correios, já posso começar a pensar até em cursar uma faculdade particular”, conta.

Hoje, os Correios do Brasil têm 47 mil carteiros, sendo que 92% são homens e 8% mulheres. Eles entregam, mensalmente, 750 milhões de objetos postais. No Paraná, dos 2.800 profissionais, 87% são homens e 13% mulheres.

Voltar ao topo